O Colegiado de Assistência Social da AMFRI realizou reunião itinerante na Casa da Família, em Balneário Camboriú, nesta quinta-feira (5). Em pauta, o grupo debateu a capacitação para os conselheiros de direitos e tutelares e a importância dos municípios organizarem essa capacitação regional de forma virtual. O evento terá inicio no dia 01/06 com término em 29/06, com cinco encontros e diferentes palestrantes.
O grupo ainda realizou a eleição da nova diretoria. O Secretário de Desenvolvimento e Assistência Social de Camboriú, Edson Godinho Mafra Junior foi eleito o novo Presidente e a Secretária de Assistência Social de Ilhota, Rosi Voltolini, foi eleita Vice-Presidente.
Casa da Família e CRAS
A Secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social de Balneário Camboriú, Christina Barrichello, apresentou a estrutura ampla e moderna da Casa da Família, além de todas as atividades desenvolvidas no espaço. A estrutura, inaugurada no fim do mês de março, foi criada para a promoção de interações familiares, sediando projetos especiais para que as famílias possam receber os cuidados necessários para um lar saudável.
Christina ainda apresentou toda a equipe e ressaltou a importância de trabalhar com os voluntários.
O grupo ainda conheceu o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do qual os usuários podem usufruir de toda estrutura e ações propostas.
Informes
Ainda na reunião, a coordenadora do Colegiado, Neuza Bottega, repassou o relatório do Fundo Nacional de Assistência Social e ressaltou a importância de capacitar as equipes e os Conselhos Municipais de Assistência Social sobre o tema.
Neuza também apresentou a capacitação realizada sobre o Financiamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e Gestão Local no 22º Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) – Região Sul.
Foi repassado também a importância dos gestores participarem da reunião do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Santa Catarina (COEGEMAS/SC), para pactuar o repasse dos recursos para o ano 2022, visto que a primeira proposta apresentada foi rejeitada devido ao valor, menor do que os anos anteriores.
Texto: Lyandra Machado Batista – Assessoria em Comunicação da AMFRI
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746