O Colegiado de Coordenadores Municipais de Defesa Civil da AMFRI se reuniu nesta terça-feira (30/5) para tratar de temas importantes. Um dos destaques do encontro foi o debate sobre o PAM – Plano de Auxílio Mútuo que tem como objetivo facilitar o trabalho de parceria entre os municípios em caso de desastres.
O colegiado constatou que o Plano de Auxílio Mútuo é extremamente necessário, pois gera uma forte integração e otimização de recursos. Além das coordenadorias municipais e a Regional de Defesa Civil o PAM pretende unir ainda outras instituições como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretarias Municipais, comunidade, dentre outros, a fim de que quando exista ocorrência de desastres possam-se minimizar os impactos. A prioridade dos integrantes do colegiado no momento é que todos os municípios da AMFRI aprovem a lei municipal para a consolidação do plano.
O grupo ainda avaliou o “I Seminário Regional: Proteção é a melhor resposta” realizado no dia 26 de abril como positivo, e debateu sobre o próximo. Foram passadas informações e estratégias para o II Seminário Regional da Defesa Civil que acontece no dia 25 de Agosto e oficinas de capacitações que serão realizadas nos dias 28 e 29 de agosto.
A professora Cleonice Maria Beppler do Instituto Federal Catarinense (IFC – Campus Camboriú) também participou da reunião e aproveitou para divulgar o Curso Técnico em Defesa Civil e Agente de Proteção e Defesa Civil do IFC que está com inscrições abertas. O colegiado ainda discutiu sobre a possibilidade do instituto disponibilizar uma equipe estratégica de forma voluntária para reforçar os municípios em períodos de CRISE (Eventos Adversos).
Outra formação que os coordenadores perceberam que há a necessidade de promover é uma Capacitação em Fiscalização Rodoviária Urbana no Transporte de Substâncias e Produtos Perigosos para nossa Região. O encontro foi encerrado com o coordenador da Defesa Civil Regional de Itajaí, Eliezer Cardoso informandoque o Projeto do CIGERD Regional (Centro Integrado de Monitoramento e Gestão de Riscos de Desastre) está bem encaminhado e o recurso já está disponível na ADR.