Exatamente 97 pessoas trataram do tema “A Gente Não Pode Mudar O Passado, Mas Pode Prevenir O Futuro”, no 2º Seminário Regional da Defesa Civil de Santa Catarina. O evento aconteceu no auditório da AMFRI nesta quinta-feira, dia 24 de agosto. O objetivo foi sensibilizar os gestores públicos municipais e os profissionais da área de defesa civil e afins sobre a gestão de risco e desastres, visando aumentar a resiliência local e minimizar os efeitos adversos dos desastres.
Rodrigo Moratelli, Secretário de Estado da Defesa Civil, Evandro Argenton, Presidente do Colegiado de Coordenadores Municipais de Defesa Civil da AMFRI e Diretor Operacional de Defesa Civil de Navegantes e Eliezer Cardoso, Coordenador da Defesa Civil Regional de Itajaí – COREDEC fizeram a abertura do seminário, incentivando os participantes a aproveitarem o momento e esclarecem suas dúvidas. Em seguida quatro temas foram apresentados pelo Secretário de Estado e a Diretoria de Prevenção e Respostas.
Secretários, vereadores, coordenadores, agentes e técnicos da defesa civil e outras áreas envolvidas foram apresentados a politica nacional e o sistema integrado de proteção e defesa civil dentro das três esferas municipal, estadual e federal. A nova gestão 2017-2020 também conheceu como está estruturado o Estado, desde a formação da secretaria de Estado de Defesa Civil e as principais ações que ela vem desenvolvendo a partir de um plano de ação que iniciou em 2013 e vai até 2024.
O Coordenador da Defesa Civil Regional de Itajaí, Eliezer Cardoso, ainda explica que o seminário tratou-se de uma preparação para as oficinas regionais dos dias 28 e 29 de setembro que vão tratar da preparação para desastres e que as inscrições ainda estão disponíveis no site da AMFRI. “Uma introdução para que os coordenadores e suas equipes realmente entendam como funciona o sistema como um todo foi feita, e agora nas oficinas esperamos que consigam melhor formatar um plano de contingência do seu município, um plano estratégico para implantação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil Comunitários e até chegar a um Plano Familiar da área”.
O evento foi considerado um sucesso por unanimidade reunindo quase 100 pessoas que é a lotação máxima do auditório da associação. Além de estarem presentes durante todo o dia, o público esteve engajado e interessado, mostrando que realmente foi muito importante essa preparação que possibilitou apresentar o Sistema Integrado de Proteção e Defesa Civil dentro das três esferas.