A assessoria técnica do Colegiado de Proteção e Defesa Civil da AMFRI, em conjunto com o Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil e o Colegiado Estadual de Proteção e Defesa Civil da FECAM, elaborou nota técnica visando apresentar as informações essenciais aos municípios para solicitação de recursos federais para o enfrentamento da estiagem que ocorre em todo o Estado.
Segundo o assessor técnico da AMFRI, José Luiz de Abreu, a orientação técnica busca também fazer um “link” do Estado com o Governo Federal. “Nós alinhamos quais são os procedimentos necessários para elaboração dos formulários de solicitação de recursos aos municípios, com objetivo de dar celeridade no processo de análise, para que os municípios entendam os critérios exigidos e encaminhe de maneira adequada para aprovação”, finaliza.
Recursos
O Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional (SEDEC/MDR), disponibilizou recursos para o enfrentamento da estiagem na região sul do Brasil no que diz respeito à assistência humanitária, envolvendo repasse de verbas para locação de caminhões-pipa, aquisição de combustível para caminhões-pipa próprios dos municípios e cestas básicas para a população rural.
Monitoramento regional
A nota técnica faz parte do monitoramento regional da estiagem. O assessor técnico do Colegiado de Proteção e Defesa Civil da AMFRI, José Luiz de Abreu, em conjunto com o Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil, Daniel Bazanella Cardoso, estão realizando ações conjuntas para auxílio aos municípios visando compreender o cenário atual em relação da estiagem e identificar os possíveis municípios que podem decretar situação de emergência. Além do auxílio aos municípios na captação de recursos, a fase atual do monitoramento regional também envolve o levantamento de dados da região.
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – Instagram: @amfrioficial