Aconteceu na última terça-feira (02) a reunião do Colegiado de Cultura na AMFRI itinerante, desta vez, o encontro aconteceu no Museu Histórico de Itajaí e em seguida foi realizada uma formação do projeto Memória e Identidade, uma parceria entre Fundação Genésio Miranda Lins e IPHAN/SC – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Durante a reunião do Colegiado, entre os assuntos em pauta, estavam à organização do grupo para participar do IX Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura que acontecerá nos dias 08 a 10 de maio em Garopaba/SC, já com programação definida e as inscrições abertas no site da Egem – Escola de Gestão Pública Municipal.
A coordenadora do Colegiado, Jeanete Fagundes destacou que a comitiva da AMFRI participa ativamente de todas as edições dos fóruns e este ano não será diferente. “Os municípios da nossa região já estão mobilizados, pois este é um evento muito aguardado pelo setor. Além de contribuir na qualificação dos gestores, auxilia no aprimoramento da Gestão Municipal da Cultura” finalizou. Jeanete ainda reforça que faz parte da Comissão de Organização e que nesta edição serão abordados novos temas que enriquecerão ainda mais os debates, entre os assuntos que terão destaque estão à economia criativa, sendo explanada tanto na palestra de abertura como em uma oficina específica, e um tema acerca da gestão administrativa e financeira da Cultura Municipal, bem como uma ampla diversidade de assuntos contemplados em cinco oficinas.
Outros trabalhos desenvolvidos pela Comissão Organizadora foram à elaboração e lançamento do Edital de Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural e o Edital da Escolha da Cidade Sede do X Fórum, que estão disponíveis no site da FECAM – Federação Catarinense de Municípios e que os resultados serão apresentados no evento.
Referente às informações da reunião do CONGESC – Conselho dos Gestores Municipais de Cultura que aconteceu no dia 26 de março, o Colegiado de Cultura da AMFRI esteve representado pelo Superintendente da Fundação Cultural de Navegantes e Presidente do Colegiado de Cultura da AMFRI, Marcos Venício Montagna e o Superintendente da Fundação Cultural de Itajaí, Normélio Pedro Weber, vice-presidente do Colegiado, na oportunidade o Senhor Marcos Montagna foi eleito presidente do CONGESC e a posse do novo Comitê Gestor acontecerá durante o Fórum em Garopaba.
O grupo discutiu também sobre a eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Estadual de Cultura (CEC). O processo eletivo, que iniciou em novembro e será finalizado em julho, quando tomarão posse no mandato 2019-2021 os novos membros. A composição do CEC foi reformulada pela lei nº 17.449/2018, que criou o Sistema Estadual de Cultura e instituiu o Plano Estadual de Cultura.
A primeira etapa municipal foi finalizada no dia 31 de março, quando os municípios realizaram o Fórum Municipal do processo eletivo, e enviaram a documentação descrita na portaria SOL nº 104/2018, com a lista dos indicados para segunda etapa.
Na segunda etapa, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) realizará seis fóruns regionais, um em cada mesorregião do estado: Norte, Sul, Grande Florianópolis, Serrana, Vale do Itajaí e Oeste. Vale destacar que na etapa regional poderão participar apenas aqueles agentes culturais que foram indicados pela plenária realizada nos municípios. A etapa da Mesorregião do Vale do Itajaí acontecerá na região da AMFRI, em Balneário Camboriú no dia 17 de abril no Teatro Municipal Bruno Nitz.
Em seguida aconteceu a Formação exclusiva do IPHAN para o Colegiado de Cultura da AMFRI sobre Patrimônio e Políticas Públicas: Caminhos possíveis, com a técnica Carla Cruz.
Participou também da reunião o Senhor Antônio Floriano que apresentou um projeto cultural importante para a região, portanto, ficou como encaminhamento a análise da proposta junto ao setor de engenharia e arquitetura da associação para verificar a viabilidade do mesmo. Foi deliberado que este assunto será discutido na próxima reunião do Colegiado que acontecerá no dia 02 de maio às 14h na AMFRI.