O Seminário “Memória e Identidade: Políticas públicas, educação e os desafios da valorização do patrimônio histórico e cultural na atualidade” aconteceu na última terça-feira (02), no Museu Histórico de Itajaí e discutiu as perspectivas das políticas públicas para a valorização do patrimônio, com ênfase nas ações de educação patrimonial no ensino formal e não formal, contribuindo para ações transdisciplinares e parcerias entre órgão governamentais, universidades, escolas, terceiro setor e comunidade.
O encontro teve como objetivo estreitar os laços entre o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Histórico de Itajaí e o Curso de História da Univali. O evento teve a participação de gestores de cultura e patrimônio, profissionais de museu, estudantes e professores das redes pública e particular de ensino da região.
Mediado pela gerente do Museu Histórico de Itajaí, Evelise Moraes Ribas, o seminário foi ministrado pela técnica do IPHAN SC, Carla Ferreira Cruz; a coordenadora da Câmara Setorial de Expressões Culturais Afro-Brasileiras de Itajaí, Conceição Pereira; e pelo docente do curso de história da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Marcel Oliveira.
O Seminário foi organizado em parceria com o curso de História e a Fundação Genésio Miranda Lins, contou com o apoio do Colegiado de Cultura da AMFRI.
O projeto irá proporcionar ações regionais e ampliar as parcerias, os próximos encontros acontecerão nos dias 07, 14, 21 e 28 de maio em Itajaí. Já no dia 29/05 a formação será na Fundação Cultural de Navegantes, com foco no inventário participativo envolvendo as Secretarias de Educação da região.