O assessor técnico em Defesa Civil da AMFRI, José Luiz de Abreu, cumpriu agenda junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), representada pelo o Secretário Nacional, Cel. Alexandre Lucas Alves nesta terça e quarta-feira (23 e 24), em Brasília. Em pauta, os assuntos de interesse dos municípios e da AMFRI, além do Projeto de Integração Regional e atualização sobre as ações que a Sedec está desenvolvendo.
José explica que o Projeto de Integração Regional é resultado do desdobramento do trabalho de assessoria técnica junto à AMFRI, que visa a preparação dos colegiados e das áreas técnicas da associação dos municípios para atender as Defesas Civis Municipais na otimização dos serviços de proteção, integrando-os com os outros órgãos dos municípios, AMFRI, Estado e União.
O assessor técnico ainda destaca a produtividade da reunião com a Secretaria Nacional. “Foi possível colher percepções acerca do Projeto de Integração Regional, o qual prevê o aprimoramento dos trabalhos de proteção e defesa civil envolvendo a AMFRI como entidade intermediadora na execução da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, no âmbito regional”, frisa.
A iniciativa foi apresentada também ao Coordenador de Articulação do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), Reinaldo Estelles, sendo muito bem recepcionada pelos representantes. “Conforme as tratativas foram iniciadas, o Secretário Nacional viu com bons olhos a articulação, uma vez que a proposta envolve a Associação de Municípios como entidade participante, indo além de uma organização consorciada entre municípios, visto o envolvimento de um corpo técnico e profissional apoiando os municípios na execução do projeto”, explica o assessor técnico da AMFRI.
O coordenador do Sinpdec validou, junto com sua equipe, a concepção do projeto, colocando-se à disposição para apoiar na preparação e capacitação dos profissionais envolvidos.
Por fim, José cumpriu agenda com o Diretor do Departamento de Obras de Proteção e Defesa Civil (DOP), Paulo Falcão, convergiu em verificações sobre os procedimentos de encaminhamento de pleitos e alinhamentos metodológicos na instrução dos processos municipais, à solicitação de recursos para ações de restabelecimento e reconstrução. “Desse modo, será possível dar continuidade na preparação e aprimoramento dos serviços em atendimento aos municípios na resposta a desastres”, finaliza José.
Texto: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação
Fotos: GeoResi
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial