Uma comitiva composta por representantes do Colegiado de Proteção e Defesa Civil da AMFRI reuniu-se, nesta quinta-feira (1), com o Chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, David Christian Busarello, na sede da Defesa Civil no Estado. O objetivo da reunião foi a aproximação das ações do colegiado e da AMFRI com o Estado e sua organização de Defesa Civil, apresentar as ações que estão sendo desenvolvidas por intermédio do colegiado com apoio da coordenadoria e demandas da região. Os representantes da AMFRI ainda realizaram uma visita técnica na infraestrutura da sede da Defesa Civil do Estado.
O Assessor técnico em Defesa Civil da AMFRI, José Luiz de Abreu, fez uma apresentação sobre o Projeto de Integração Regional de Proteção e Defesa Civil, realizado em parceria com a Coordenadoria Regional de Itajaí aos municípios, demonstrando que o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil tem envolvimento com entidades públicas e privadas, e a AMFRI se soma ao sistema. “Apresentamos qual a leitura em relação ao sistema, em relação funcionamento, a forma de enquadramento da AMFRI dentro dele, as fragilidades identificadas que podem ser tratadas, de que maneira podem ser tratadas e os resultados que esperamos”, ressalta.
O Engenheiro Ambiental da AMFRI, Leandro Freitas, ressaltou a importância do Diagnóstico das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil, desenvolvido através das visitas aos órgãos e aplicação de questionários nos municípios. Segundo ele, a intenção é conhecer a fundo a realidade de cada coordenadoria municipal para apresentar um panorama regional da situação, visando construir um Planejamento Estratégico Participativo de ações para suprir as necessidades identificadas e potencializar as forças existentes.
O Presidente do Colegiado e Coordenador de Defesa Civil de Porto Belo, Claudio Silvino da Silva, e o Vice-presidente e Coordenador de Defesa Civil de Navegantes, Raphael Catarina, relataram a realidade de seus municípios levantando algumas demandas e ressaltaram a importância da AMFRI no auxílio de suas atividades e ações. Cláudio fez uma explanação sobre a ponte do perequê, entre Itapema e Porto Belo, e solicitou apoio na vistoria e emissão de laudos.
“O contato constante com o Estado é fundamental para garantir efetividade das ações e não tenha sobreposição de ações daquilo que já está sendo feito é fundamental. Emitimos um ofício, via Colegiado da AMFRI, agradecendo a equipe da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina pelos anos de parceria e apoio aos nossos 11 municípios”, destacou o presidente.
O Chefe da Defesa Civil ressaltou a importância do trabalho integrado que vem sendo realizado, a importância de manter uma boa comunicação entre todos os entes do sistema nacional de proteção e defesa civil e parceiros, e que tem grande interesse em avançar na parceria de projeto integrado realizado pela AMFRI e Coordenadoria Regional.
O Presidente do Colegiado e Coordenador de Defesa Civil de Porto Belo, Claudio Silvino da Silva, o Vice-presidente e Coordenador de Defesa Civil de Navegantes, Raphael Catarina, a Coordenadora do Colegiado, Jeanete Fagundes, o Assessor técnico do Colegiado e Engenheiro Ambiental da AMFRI, Leandro Freitas e o Assessor técnico em Defesa Civil da AMFRI, José Luiz de Abreu compuseram o grupo. O coordenador da Coordenadoria Regional da Defesa Civil de Itajaí, Daniel Bazanella Cardoso, também esteve presente.
A comitiva da Defesa Civil foi composta pelo Chefe Adjunto, Aldo Baptista Neto, Coordenador Geral, Bruno Golin e do Assessor da Coordenadoria geral dos coordenadores, Sargento Renann Inácio.
Texto: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial