You are currently viewing Colegiado de Proteção e Defesa Civil realiza reunião com representantes do CEMADEN e IFC Camboriú

Colegiado de Proteção e Defesa Civil realiza reunião com representantes do CEMADEN e IFC Camboriú

Em reunião do Colegiado de Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil da AMFRI nesta terça-feira (27), o grupo recebeu, de forma online, a apresentação referente aos pluviômetros semiautomáticos com a Coordenadora de Relações Institucionais do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Dra. Regina Alvalá e o Analista em Ciência e Tecnologia do CEMADEN, Renato Santos Lacerda.

Na explanação, os representantes do CEMADEN ainda apresentaram a estrutura administrativa da entidade e a Rede Observacional de Monitoramento e Alerta. Os membros do colegiado ainda sanaram as dúvidas em relação a manutenção e aquisições de novos pluviômetros semiautomáticos e, deliberaram a realização de uma nova reunião para futuras parcerias.

Ainda na reunião, também de forma online, os gestores receberam a Professora Cleonice Beppler do Instituto Federal Catarinense de Camboriú, que apresentou a reestruturação do curso técnico em defesa civil, de maneira de ensino à distância (EAD). O curso será implantado no segundo semestre de 2022, com abertura de edital, com objetivo de contemplar servidores públicos de defesa civil.

O Presidente do Colegiado e Coordenador de Defesa Civil de Porto Belo, Claudio Silvino da Silva, levantou a pauta sobre fiscalização preventiva de pontes nos municípios da AMFRI. Ele explica que na última sexta-feira (23), a engenheira civil Ana Colombo, que atua como assistente técnica da Diretoria de Gestão de Risco da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, esteve no município de Porto Belo para vistoria na ponte sobre o Rio Perequê.

“Estamos na luta para reforma da ponte, que divide Porto Belo e Itapema, uma vez que ela apresenta problemas por conta do tempo. Precisamos de recursos para que possamos dar andamento ao processo, que visa principalmente a segurança de quem transita pelo local. Estamos agora no aguardo do laudo com parecer técnico da Defesa Civil do Estado e posteriormente, será dado andamento, considerando o que estiver documentado”, explicou.

O encaminhamento, após o presidente relatar a experiência de Porto Belo, é para que os coordenadores façam levantamento de todas as pontes dentro do município para verificar necessidades de reforma e, caso haja necessidade, contato com o Governo do Estado para busca de recursos.

Os gestores técnicos debateram as ações dos órgãos municipais em relação ao avanço de uma intensa massa de ar frio que provocará um declínio acentuado das temperaturas, no decorrer da terça-feira (27), até sábado (31). Como ocorre anualmente, as prefeituras seguem mobilizadas com suas campanhas de recebimento e posterior entrega de cobertores e agasalhos. Assim como, diante da previsão de frio intenso, atuam também no acolhimento de animais.

Em atenção aos alertas emitidos pelos órgãos de monitoramento, em especial da Defesa Civil de Santa Catarina, o grupo reforçou, através de um vídeo divulgado nas redes sociais da AMFRI, sobre as condições de frio intenso, e os cuidados a serem tomados por todos nesse momento.

O grupo avaliou o Treinamento básico em fiscalização preventiva e emergência no transporte terrestre com produtos perigosos, realizada nos dias 13, 14 e 15 de julho, como positivo e a decisão dos membros é de realizar outros cursos para capacitar ainda mais servidores públicos da região da AMFRI.

 

Texto e fotos: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação

facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial