O Colegiado de Cultura da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), em parceria com ArquivoTech e Associação dos Arquivistas do Estado de Santa Catarina (AAESC), promoveu o Workshop de Criação e Desenvolvimento de Arquivos Públicos Municipais nesta quinta-feira (24). O evento reuniu cerca de 70 participantes, entre gestores de cultura, bibliotecários, historiadores, assessores técnicos, servidores de setores administrativos, entre outros interessados na pauta.
A palestrante Leolibia Linden iniciou o Workshop com o tema “Legislação Arquivística – A gestão do seu arquivo está de acordo com a legislação?”, explanando sobre a importância de um arquivo público municipal, planejamento e cronograma de uma política de gestão de documentos, aliado com trabalho coletivo e integrado.
Na palestra “Transformação Digital e Arquivos: Em qual ferramenta tecnológica confiar?”, Marcos Castilho foi o responsável por mostrar cases de sucesso, bem como apresentar ferramentas tecnológicas que auxiliam no processo de arquivamento, algumas soluções e metodologias utilizadas no mercado.
Por fim, a arquivista Luiza Kluger apresentou o trabalho realizado no município de Joinville através da Legislação Arquivística e Gestão de Documentos. O foco da palestra foi a importância da preservação do patrimônio documental arquivístico.
“O dia foi muito proveitoso. Para a área da cultura, nós temos uma série de acervos e não sabemos muito bem o que fazer. As palestras foram esclarecedoras e conseguimos tirar muitas dúvidas sobre o que podemos ou não fazer com esses arquivos. Vamos conseguir levar ideias para os nossos municípios”, ressaltou a Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Balneário Piçarras, Silvana Maria Rebello Pereira.
O workshop buscou atender as necessidades dos servidores municipais que estão a procura de soluções para a gestão do arquivo e do patrimônio histórico dos municípios, com objetivo de apresentar metodologias para implantação e organização de arquivos públicos/históricos respeitando a legislação vigente para simplificar a gestão de documentos e a gestão de arquivos, enfatizando a importância dessas instituições no exercício da cidadania e na preservação da história.
Texto e fotos: Lyandra Machado Batista – Assessoria em Comunicação da AMFRI
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746