You are currently viewing Representantes da Amfri se reúnem com nova Secretária da Diversidade Cultural

Representantes da Amfri se reúnem com nova Secretária da Diversidade Cultural

Os representantes do Colegiado de Cultura da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri) se reuniram com a Secretária da Diversidade Cultural da Secretaria Especial da Cultura, Janícia Ribeiro Silva e demais reuniões, nesta quinta-feira, 5 de dezembro. Na oportunidade, foram apresentadas pautas municipalistas da área da cultura e contextualizadas as dificuldades vividas pelos gestores nos Municípios para fomentar o setor.

A comitiva cumpriu extensa agenda de visitas na Capital Federal, além de buscar recursos para ações na área e futuras parcerias. A comitiva entregou ofício de agradecimento e material da região Costa Verde e Mar.

A agenda incluiu audiências na Confederação Nacional de Municípios (CNM) com a analista técnica da área de Cultura, Ana Clarissa Fernandes, com a Secretária da Diversidade Cultural da Secretaria Especial da Cultura, Janícia Ribeiro Silva, como também visitaram  gabinetes de deputados federais e a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.

Entre as pautas citadas está a regulamentação do Sistema Nacional de Cultura e do repasse fundo a fundo, no âmbito da cultura, destacando a importância de que o governo federal desenvolva uma iniciativa que fortaleça o Sistema Nacional de Cultura, de modo que os Municípios recebam apoio financeiro e técnico para potencializarem suas políticas culturais.

Os representantes da CNM acompanharam a comitiva da AMFRI na reunião na Secretaria Especial de Cultura, onde a analista Ana Clarissa Fernandes apresentou dados de estudo técnico da CNM com informações sobre convênios e contratos de repasse firmados entre Municípios e o Ministério da Cultura de 2008 a 2018 e o novo estudo que será lançado na próxima semana, com um panorama nacional sobre a atuação dos consórcios públicos intermunicipais na área da cultura.

Os dados desse estudo foram apresentados durante a reunião e demonstram a potencialidade dos consórcios como alternativa viável para solucionar dificuldades vividas pelos gestores municipais. Na oportunidade os representantes da AMFRI apresentaram os trabalhos desenvolvidos e as conquistas alcançadas do colegiado ao longo dos nove anos de atuação, bem como as estratégias e ações para o setor através do consórcio de cultura na região que está se consolidando. Portanto, o grupo solicitou apoio para investimentos e se colocou à disposição para projetos e parcerias.

A importância dessas informações foi ressaltada pela secretária da Diversidade Cultural, que pediu apoio das entidades presentes. “Eu gosto muito de trabalhar em parceria. Vocês podem colaborar, trazer sugestões e ideias novas. A gente quer ver resultado e vocês são preciosos para nos trazer quais são as dificuldades dos Municípios, para juntos buscarmos condições de zerar essas dificuldades”, afirmou Janícia. Também sugeriu a realização de um encontro nacional com prefeitos e gestores de cultura para discutir políticas públicas para o setor.

Na oportunidade o Superintendente da Fundação Cultural de Navegantes, Presidente do Colegiado de Cultura da AMFRI e Presidente do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC) entregou à secretária a Carta de Garopaba, que representa os anseios dos gestores de cultura diante do Governo de Santa Catarina, da Assembleia Legislativa do Estado, da União, dos Municípios e das classes culturais e artísticas elaborada durante o fórum de gestores municipais de Cultura de Santa Catarina em maio deste ano.

Marcos deixou o convite para a secretária e os técnicos participarem no próximo fórum que acontecerá em maio de 2020 em Ibirama/SC. “Esse momento é muito positivo porque tivemos a oportunidade de ser recebidos pela secretária e os técnicos e poder estreitar a relação para que possamos ter uma comunicação mais assertiva e futuras parcerias”, ressaltou Marcos.

A comitiva visitou o gabinete de alguns deputados para entregar também a Carta de Garopaba e ofício solicitando a possibilidade de destinação de recursos por meio de emenda parlamentar para investimentos nas ações previstas no programa e plano de trabalho da câmara de cultura do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMFRI (CIM-AMFRI). O grupo também foi recebido pela representante da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, Senhora Christiane Ramirez que recebeu a demanda da região e fez alguns esclarecimentos a respeito das emendas disponibilizadas pela Comissão e possíveis encaminhamentos.

A atuação do Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura da Amfri – que tem conquistado resultados positivos para fortalecer a gestão cultural dos 11 Municípios da região – foi apresentada como um caso de sucesso pela coordenadora do grupo, Jeanete Fagundes, pelo superintendente da Fundação Cultural de Navegantes e presidente do Colegiado, Marcos Montagna, pelo diretor administrativo financeiro da Fundação Cultural de Itajaí, Vanderlei Lazzarotti, e pelo presidente da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, Luiz Melo. Também participaram da reunião o supervisor do Núcleo de Desenvolvimento Social da CNM, Denilson Magalhães, e a analista técnica em Consórcios da entidade, Elisa Kandratavicius, além de representantes da secretaria da Diversidade Cultural.

 

facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746