Nesta quinta-feira (07) foi realizada a solenidade de encerramento do primeiro ciclo do programa SC Resiliente, programa lançado em agosto de 2019, com objetivo de fortalecer a resiliência dos municípios catarinenses através de ações de redução de riscos e de desastres para incentivar a atuação municipal de forma prática e participativa, com base no incentivo direto e no reconhecimento formal da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC). Na região da AMFRI, sete municípios foram contemplados com certificação, sendo quatro na categoria prata e três na categoria bronze.
Durante a solenidade, realizada de forma virtual interligando 16 Centros Integrados de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), ocorreu a entrega das certificações aos municípios e aos gestores públicos que participaram da iniciativa.
Participaram do ciclo 2020/2021 do Programa SC Resiliente 114 municípios, destes 87 completaram as atividades e foram certificados. Nesta fase, 18 municípios foram classificados na categoria prata, 64 na Bronze e um município com classificação Ouro. Outros quatro municípios receberam certificados de participação.
O Presidente do Colegiado e Coordenador de Defesa Civil de Porto Belo, Claudio Silvino da Silva, destaca que as certificações foram de grande relevância aos municípios.
“Mostra que nossos municípios estão engajados nas políticas de Proteção e Defesa Civil, conforme a lei 12.608 do Governo Federal, principalmente nas ações de prevenção de redução de risco nas obras estruturantes e não estruturante”, finalizou parabenizando todos os coordenadores envolvidos no programa.
Texto: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação
Fotos: Defesa Civil SC
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial