You are currently viewing 1º Mostra de Culinária Tradicional dos Municípios da AMFRI reúne mais de 130 participantes no Centreventos de Itajaí

1º Mostra de Culinária Tradicional dos Municípios da AMFRI reúne mais de 130 participantes no Centreventos de Itajaí

A 1º Mostra de Culinária Tradicional dos Municípios da AMFRI foi um sucesso de público nesta terça-feira (26), no Centreventos de Itajaí. Com mais de 130 participantes, dentre culinaristas, gestores municipais de cultura, turismo, desenvolvimento econômico, educação, além das associações comerciais e empresariais da região e público em geral, o evento atingiu o objetivo de colaborar com o processo de geração de renda, fomentar o empreendedorismo e aprimorar o conhecimento dos detentores das tradições culinárias. A organização do evento foi da AMFRI, por meio do Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura.

“A culinária é um forte elemento da cultura de um povo, de cada cidade, de uma região como a nossa. Aqui, ela se sobressai e esta mostra valoriza os nossos pratos típicos, dá a possibilidade da gastronomia ganhar mais visibilidade, encontrar caminhos na economia criativa, o que com certeza trará frutos para a nossa cultura e o nosso turismo”, destacou Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí, cidade anfitriã da primeira edição do evento.

Para Raquel da Silva Zuccki, uma das culinaristas do evento, a Mostra foi uma oportunidade de mostrar o seu trabalho na produção de doces caseiros, valorizando a diversidade da sua cidade: Ilhota. “Temos muita gastronomia na nossa cidade, além de lugares lindos para passeio e cachoeiras. É muito importante mostrarmos o trabalho na fabricação de doces e amêndoas caseiros, lá do tempo da vovó, bem natural”, explica.

Luciano Fleury Ramos, do município de Penha, garante que o evento foi enriquecedor para a gastronomia de toda a região. “Muito bacana que todos aqui presentes possam conhecer os nossos doces, geleias, consertada, salames, doces e licores caseiros. O evento foi muito importante para alavancarmos e ficarmos mais conhecidos em toda a região”, finaliza.

 

Programação

A programação ao longo de toda a tarde contou com a palestra da Prof. Dra. Yolanda Flores da Silva, da UNIVALI, com o tema “Comer, Beber e Estar Junto: a hospitalidade culinária e seus reflexos no bem-estar de residentes e visitantes”.

Em seguida, a Turismóloga da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico De Bombinhas e Membro do Comitê de Planejamento do Citmar, Keli Regina Benvegnú, apresentou a palestra com o tema “Perspectivas do Mercado Turístico Cultural e Gastronômico: o Caso da Costa Verde & Mar.

Ainda durante a tarde, a Presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Denize Leite, contou o relato de experiência com entidade com o Roteiro Gastronômico Cultural. Por fim, aconteceu a mesa redonda sobre os Eventos Gastronômicos da Região, com a Presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Margot Rosenbrock, as Associadas do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, Aldrelylian Prestes e Keli Regina Benvegnú e o Diretor Executivo do Itajaí Convention, Thiago De Sá Oliveira.

 

Cardápio

A Mostra de Culinária Tradicional contou com representantes de todos os 11 municípios da AMFRI, identificados com nome, prato e município em cada mesa. A mostra também contou com apresentação cultural de Louise Lucena Trio, oferecida pela Fundação Cultural de Itajaí.

Em cada mesa, havia um Qr Code levando até as redes sociais de cada participante, com objetivo de conhecer um pouco mais o trabalho de cada um.

 

Balneário Camboriú: Maria luiza empanada e pirão de peixe e Farinha de mandioca, beiju, rosca.

Balneário Piçarras: Consertada

Bombinhas: Brigadeiro de Consertada, Cucas, Bolacha de mandioca da Mestre Salete, Derivados de Milho, Bolinho de emplasto e Sopa de camarão

Camboriú: Tortei

Ilhota: Doces Caseiros

Itajaí: Sardinha Frita

Itapema: Lula recheada com camarões e Bolo Vulcão de Frutas Amarelas

Luiz Alves: Cachaça e brigadeiros valorizando a bananicultura e de caipirinha

Navegantes: Pirão d´agua com linguiça e Filé frito

Penha: Doces caseiros e consertada, Salame, doces e licores caseiros e Estopinha de cação e marisco acebolado

Porto Belo: Bolinho de camarão fresco e hortelã e Cocada assada

 

Para o Presidente do Colegiado de Cultura da AMFRI e Superintendente da Fundação Municipal Cultural de Penha, Eduardo Bajara Souza, a diversidade gastronômica da região tem se destacado cada vez mais, por isso a importância do evento que valorize a tradição culinária tradicional e típica de toda a região.

“Foi um dia maravilhoso, espetacular. A degustação mostrou a diferença dos sabores, os saberes e fazeres de cada um dos culinaristas, que trouxeram alimentos e bebidas que contam as histórias e tradições seculares passados através das gerações familiares, com diversidade de produtos, em suas diversas origens, como indígena, africana, alemã, belga, italiana, açoriana e do Brasil. Parabenizo a todos os renomados palestrantes e excelentes culinaristas populares, e agradeço o empenho de todos os membros do Colegiado de Cultura e Gestores Culturais municipais que se dedicaram muito para o sucesso desse evento sobre a culinária tradicional, patrimônio imaterial da nossa região”, destaca.

 

O projeto foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 e executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

O evento é uma realização da AMFRI através do Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura, com patrocínio da Secretaria Especial de Cultura e Federação Catarinense de Cultura através do Edital Aldir Blanc, com apoio da Fundação Cultural de Itajaí e Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar (CITMAR), Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau e Itajaí Convention Bureau.

 

Texto: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação da AMFRI

Fotos: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação da AMFRI/Celso Peixoto- FCBC/Marcos Porto – PMI

facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial