You are currently viewing AMFRI conquista prêmio de boas práticas em gestão cultural

AMFRI conquista prêmio de boas práticas em gestão cultural

A Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), por meio do Colegiado de Cultura, conquistou o Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural, promovido pelo Conselho Estadual de Gestores de Cultura (Congesc), nesta quinta-feira (12). A premiação aconteceu na décima edição do Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura de 11 a 13 de maio em Ibirama e tem como objetivo valorizar e reconhecer ações de gestão cultural, realizadas pelos municípios catarinenses e associação de municípios.

A AMFRI concorreu, e venceu, na categoria “Associações: Desenvolvimento de programas e projetos que promovam a integração dos municípios filiados à associação em torno de uma ação de promoção da cultura”. A entidade desenvolveu, por meio da estrutura do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM-AMFRI), o “Programa de Gestão Associada de Serviços Públicos na Área da Cultura na Região da AMFRI”, que busca promover ações relacionadas ao fomento e desenvolvimento da cultura, através de atividades de orientação aos gestores, medidas de integração e otimização das potencialidades na região, integração e cooperação entre órgãos e entidades do setor. Iniciado em 2020, o programa tem ações programadas pelo menos até dezembro de 2023.

O Presidente do Colegiado de Cultura da AMFRI e Superintendente da Fundação Municipal Cultural de Penha, Eduardo Bajara Souza, explica que devido a diversidade cultural dos municípios da AMFRI, avaliou-se que a ação coletiva entre associados seria uma forma de enfrentar as demandas, minimizando os esforços e os recursos e maximizando os resultados.

“A ideia inclui ações como produção cultural, formações culturais, circulação de espetáculos, estudos e pesquisas, revisão e atualização Planos Municipais de Cultura e Inventário e execução de Programas Culturais. No atual estágio, temos resultados significativos, como a contratação de produtora cultural, realização de capacitações, criação de grupos de trabalho, lançamento do boletim mensal Cultura Informa, aprovação de dois projetos culturais e a realização da 1ª Mostra de Culinária Tradicional dos Municípios da AMFRI”, destaca.

Eduardo ainda ressalta que a premiação é reconhecimento do trabalho realizado pelo Colegiado de Cultura da AMFRI, sempre com o apoio dos Prefeitos da região. “A ideia do Programa de Gestão Associada só foi possível devido ao apoio e respaldo dos Prefeitos da nossa região, que reconhecem a importância de valorizar a cultura, os artistas e toda a população”, finaliza.

 

Itajaí também recebeu prêmio; Balneário Camboriú e Balneário Piçarras ficam em terceiro lugar

O município de Itajaí, através da Fundação Cultural, venceu o prêmio na categoria Municípios: Desenvolvimento de programas e projetos que promovam a formação na área da cultura com o Conservatório de Música de Itajaí Carlinhos Niehues: 15 anos de ensino profissional em música.

O município de Balneário Piçarras conquistou o terceiro lugar na mesma categoria com o projeto Educando com a Música, da Fundação Municipal de Cultura.

A cidade de Balneário Camboriú conquistou a terceira colocação na categoria Municípios: Desenvolvimento de programas e projetos que promovam a circulação artística, através do projeto Cultura BC Delivery Biblioteca 60+, da Fundação Cultural.

 

10º Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura

O Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura chegou na sua 10ª edição, após ter sido cancelado em 2020 e 2021 em razão da pandemia da Covid-19. Realizado em Ibirama, o encontro acontece nos dias 11, 12 e 13 de maio, reunindo mais de 200 participantes e oportuniza o debate das políticas públicas do setor cultural e o diálogo entre a Secretaria Especial de Cultura, o Governo do Estado e as prefeituras para fortalecer as ações de programas já existentes e abrir caminhos para futuras parcerias.

O encontro é da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) por meio do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura (CONGESC) em parceria com a Prefeitura de Ibirama e a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI).

 

Texto: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação

Fotos: Madu Silva/FECAM e Alan Garcia

facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial