Nessa terça-feira (23), o Grupo de Trabalho de Saneamento Básico, criado pelo Colegiado de Secretários Municipais de Meio Ambiente da AMFRI – COSEMA, realizou a primeira reunião na sede da AMFRI. Em pauta, dois grandes tópicos: relatório descritivo dos resultados do monitoramento dos Termos de Ajuste de Conduta do Saneamento e debater os principais problemas enfrentados pelos municípios na área.
No primeiro momento, a Professora aposentada Doutora Noemia Bohn da FURB apresentou o resultado do 7° monitoramento, realizado no último semestre de 2017, referente aos Termos de Ajustamento de Conduta do Saneamento firmado com o Ministério Público de Santa Catarina – MP/SC para a implementação dos instrumentos da política pública se saneamento.
Na segunda parte do encontro, o grupo realizou um grande debate e avaliou as principais dificuldades dos municípios em relação à gestão e tratamento dos efluentes sanitários. O mesmo resultou no encaminhamento para iniciar um diagnóstico da estruturação da política pública de saneamento em cada município, para possibilitar uma avaliação detalhada da situação, visando trabalhar na criação de soluções para problemas que forem verificados.
Por fim, o grupo também definiu a realização de reuniões bimensais na sede da AMFRI.
Texto: Lyandra Machado Batista – Assessoria em Comunicação da AMFRI
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746