A AMFRI, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-AMFRI), realizou nesta quarta-feira (27), capacitação sobre os sistemas de gestão de recursos do Ministério da Saúde, Fundo Nacional de Saúde (FNS) e do Sistema de Monitoramento de Obras (SISMOB). Secretários municipais da saúde, técnicos e gestores municipais de convênios participaram do evento.
A capacitação foi ministrada por Luiza Rech dos Santos, pós-graduada em gerenciamento de projetos, multiplicadora da Plataforma + Brasil do ministério da economia e especialista em gestão de recursos da saúde.
Entre os temas da capacitação, Luiza explanou sobre o sistema do FNS para custeio e aquisição de equipamentos, os repasses de recursos federais fundo a fundo, a legislação pertinente, acesso ao sistema de gerenciamento de objetos e propostas, cadastramento e monitoramento de propostas.
Foi realizada a apresentação do SISMOB, cadastramento de propostas para reforma, ampliação ou construção de unidades de saúde, além do novo sistema de gestão INVESTSUS. Também foi feita uma introdução da migração dos sistemas da saúde para a Plataforma + Brasil.
Para o Assessor de Projetos da AMFRI, Roberto de Souza, a capacitação trouxe valiosas informações para que haja um melhor gerenciamento dos recursos federais repassados pelo Ministério da Saúde aos municípios da região. “Estamos num período de transição, onde todos os sistemas federais estão migrando para a nova Plataforma + Brasil, que operacionaliza mais de R$24 bilhões por ano. O objetivo é padronizar e simplificar os processos de transferências de recursos permitindo celeridade dos processos, redução de prazos de execução e transparência em todos os procedimentos”, finaliza.
Texto e fotos: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação
facebook.com/amfri.org – imprensa@amfri.org.br – Whats AMFRI (47) 99915-1746 – instagram @amfrioficial