PLANO DE TRABALHO

 

 

CONTEXTO DA PROPOSTA DE TRABALHO

Ambientes físicos escolares de qualidade são espaços educativos organizados, limpos, arejados, agradáveis, cuidados, com flores e árvores, móveis, equipamentos e materiais didáticos adequados à realidade da escola, com recursos que permitam a prestação de serviços de qualidade aos alunos, aos pais e à comunidade, além de boas condições de trabalho aos professores, diretores e funcionários em geral. Na gestão do espaço escolar, é preciso estar atento para:

  • O bom aproveitamento dos recursos existentes (muitas vezes o que se tem pode ser insuficiente, mas é preciso cuidar para que tudo o que se tem seja bem aproveitado).
  • Uma organização que favoreça o convívio entre as pessoas, que seja flexível e conte com as condições suficientes para o desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem.
  • A qualidade dos recursos (ou seja, se esses recursos respondem às necessidades do processo educativo e do envolvimento da comunidade e se estão organizados, bem cuidados e bonitos).

 EMENTA

Recursos transferidos aos Estados, Municípios e Distrito Federal, no âmbito do Programa Dinheiro Direto na Escola, PDDE Estrutura e PDDE Qualidade, despesas autorizadas para o programa, conforme a resolução nº 10 de 18/04/2013, cartão PDDE, plano de trabalho, exigências de prazos, documentos obrigatórios, prestação de contas, conforme resolução nº 15 de 10/07/2014 e as novas alterações a partir das resoluções nº 8 de 16 de dezembro de 2016 e nº 6 de 27 de fevereiro de 2018.

 

Público

  1. Diretores de Escolas de Ensino Fundamental
  2. Diretores de Escolas de Educação Infantil
  3. Técnicos e Coordenadores Pedagógicos das Secretarias Municipais de Educação

 OBJETIVOS DO WORKSHOP

  1. Estruturar um espaço de diálogo intenso entre os Profissionais do Magistério Público que atuam na Educação Básica como diretores de escola, a fim de ampliar a formação técnica e profissional.
  2. Promover a reflexão dos profissionais/cursistas sobre suas concepções e suas práticas profissionais no ambiente de trabalho.
  3. Aliar o trabalho de fundamentação teórica com as vivências efetivas dos profissionais que atuam nas escolas públicas municipais.
  4. Orientar os gestores escolares a partir dos campos de atuação da gestão da educação pública para refletir sobre suas ações e reorientar suas práticas qualificando as atividades e a oferta da educação pública que a Rede Municipal de Ensino oferece.

 OBJETIVOS DA TEMÁTICA

  1. Qualificar a estruturação de um ciclo de gestão para a utilização dos recursos do PDDE aperfeiçoando as etapas de planejamento, aplicação de recursos e prestação de contas;
  2. Compreender que a destinação dos recursos financeiros, por meio do PDDE é suplementar e visa contribuir com a melhoria das condições estruturais e pedagógicas da escola;
  3. Oportunizar diálogos sobre a destinação dos recursos para cobertura de despesas de custeio, manutenção e de pequenos investimentos e as possibilidades de empregar os recursos na manutenção e conservação do prédio escolar, na aquisição de material necessário ao funcionamento da escola, na capacitação e aperfeiçoamento de profissionais da educação, na melhoria dos processos de avaliação da aprendizagem, na implementação do projeto pedagógico, na aquisição de material didático/pedagógico e desenvolvimento de atividades educacionais diversas.
  4. Contribuir para a melhoria da gestão do recurso destinado pelo PDDE aos estabelecimentos de ensino.

 ASSUNTOS A SER ABORDADOS NO WORKSHOP

1. Conceito das normas legais:

  • Fundamentação Legal – Resolução nº 10 de 18/04/2013;
  • Resolução nº 15 de 10/07/2014 e alterações;
  • Resolução nº 8 de 16 de dezembro de 2016.
  • Resolução nº 06 de 27 de fevereiro de 2018.
  • Lei 11.947 de 16 de junho de 2009;
  • Portaria nº 448 de 13/09/2002 – Tribunal de Contas da União (Define despesas custeio X capital).

 2. Apresentando o PDDE:

  • Definindo o PDDE (Nova Resolução);
  • Objetivos do Programa;
  • Adesão e Habilitação para recebimento dos recursos.

 3. Criação de Uex:

  • Criando uma Uex. Própria;
  • Assembleia Geral;
  • Conselho Deliberativo;
  • Conselho Fiscal;
  • Diretoria;
  • Compromissos legais.

 4. Funcionamento PDDE:

  • Recursos destinados custeio/capital;
  • Gastos permitidos e indevidos;
  • Cálculo de repasse dos recursos;
  • Movimentação dos Recursos;
  • Formas e Prazo para Execução dos Recursos;
  • Reprogramação de Recursos.

 5. Prestação de Contas PDDE:

  • Obrigatoriedade da Prestação de Contas;
  • Documentos que compõem a Prestação de Contas;
  • Elaboração da Prestação de Contas da Uex para entrega à Prefeitura;
  • Prazo para Prestação de Contas;

 

6. PDDE Estrutura:

  • Ações Agregadas – (Escola Acessível, Água na Escola, Escola do Campo e Escola Sustentável)
  • Finalidades do Programa;
  • Utilização dos Recursos – Custeio x Capital;
  • Pesquisa de Preço e Compra de Materiais;
  • Execução do Programa;
  • Prestação de Contas Física;

 7. PDDE Qualidade:

  • Ações Agregadas (Ensino Médio Inovador, Atleta na Escola, Mais Cultura na Escola e Mais Alfabetização);
  • Finalidades dos Programas;
  • Utilização dos Recursos – Custeio X Capital;
  • Pesquisa de Preço e Compra de Materiais;
  • Execução dos Programas;
  • Prestação de Contas Física;

 PROPOSTA METODOLÓGICA DE DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

  1. Fundamentos básicos do Programa: Dinheiro Direto na Escola
  • Apresentação em power point e vídeos
  • Utilização do Estatuto e dos CNPJs das APPs
  • Acesso aos sistemas informatizados:
    • Liberação de recursos (FNDE)
    • PDDE WEB
    • PDDE Rex
    • Consulta CNPJ (receita federal)
    • SIGPC – consulta pública (FNDE)

 2.   Estudos de Caso 

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 08h00

 

PROPOSTA DE POLOS, CRONOGRAMA, LOCAIS E DISTRIBUIÇÃO DAS TURMAS.

 

POLO

PARTICIPANTES

TOTAL

LOCAL

DIA

POLO 1

Itapema

Porto Belo

14

Escola Educar

Itapema, Rua 230, nº 415, Meia Praia (anexo ao supermercado Kock da marginal)

24/05

Sexta-feira

 

Bombinhas

15

Itapema

26

POLO 2

Balneário Camboriú

Balneário Camboriú

47

Balneário Camboriú

Uniavan – Av. Marginal Leste, 3600 – Estados

28/05

Terça-feira

Camboriú

34

POLO 3

Itajaí

Turma 1

Itajaí

34

Itajaí

Secretaria de Educação de Itajaí (Auditório Inferior)

Av. Ver. Abrahão João Francisco – Carvalho

29/05

Quarta-feira

Penha

23

Balneário Piçarras

14

POLO 3

Itajaí

Turma 2

Itajaí

35

Itajaí

Secretaria de Educação (Auditório Superior)

Av. Ver. Abrahão João Francisco – Carvalho

03/06

Segunda-feira

Navegantes

35

POLO 3

Itajaí

Turma 3

Itajaí

35

Itajaí

Secretaria de Educação (Auditório Inferior)

Av. Ver. Abrahão João Francisco – Carvalho

07/06 Sexta-feira

 

Ilhota

14

Navegantes

21

 

 FACILITADORA

 Professora Ms. Gilmara da Silva – Consultora em Educação da Amfri