Foi realizada nesta quarta-feira (15), a 2ª Oficina Regional de Atualização do Plano Estratégico de Marketing Turístico Integrado – PEMTI, promovida pelo Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar – CITMAR. “Sabemos da importância do trabalho conjunto de multiplicação das informações e da abordagem adequada”, diz o presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Turismo, Cláudio de Souza.
A Doutora em Turismo da Univali, Profª Doris Van de Meene Ruschmann destacou que a melhor metodologia a seguir para atrair novos turistas à região, é baseada nos 4Ps fundamentais do Marketing. Os participantes da oficina, orientados pela professora, foram divididos em três grupos, onde cada um desenvolveu e sugeriu estratégias de marketing turístico baseadas na formulação estratégias, ações, prazos e responsabilidades.
A união faz a força
O desenvolvimento do diagnóstico e do prognóstico foi feito pelo Núcleo de Apoio às Atividades Turísticas da Univali (Natur), contratado para essa ação. A avaliação do que foi encontrado na pesquisa gerará novas ações de divulgação, com foco nas atuais necessidades.
Agir conjuntamente, como fez de forma pioneira o CITMAR, é o caminho ideal para assegurar a divulgação turística e garantir o crescimento na demanda de visitantes. “Hoje, o Ministério do Turismo vem trabalhando nesse sentido, consolidando e sugerindo às regiões que se unam para poder ganhar visibilidade”, considera o professor Marcos Arnhold, coordenador do Natur.