You are currently viewing PIB Turístico da Costa Verde & Mar aponta a região com índice maior do que a média nacional

PIB Turístico da Costa Verde & Mar aponta a região com índice maior do que a média nacional

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A região conheceu hoje (13) oficialmente alguns estudos que irão reger a atividade turística nos próximos anos. A apresentação dos documentos “Costa Verde & Mar em Números” e “Plano Estratégico de Marketing Turístico Integrado (Pemti)” e “Pesquisa de Oferta Turística: Meios de Hospedagem” foi na sede da AMFRI.

O levantamento oficializou o PIB Turístico da região, índice até então calculado somente em nível Nacional pelo IBGE. Segundo o estudo realizado pelo Professor Antônio Guarda, consultor em estudos, pesquisas e geoprocessamento – no Brasil, o índice é de 8,92%, com o dado estadual na casa dos 7,71%. A Costa Verde & Mar apresenta índice de 11,56%, maior que a média nacional e catarinense. São cerca de 32 mil profissionais ligados à atividade nos municípios integrantes da região. Abaixo a tabela por cidade.

 

PIB Turístico: O Produto Interno Bruto (PIB) da Costa Verde & Mar é outro dado socioeconômico relevante cuja observação dos pesquisadores aponta que o maior valor agregado é na área de serviços. O documento mostra que dentre os municípios da região, o maior PIB é o de Itajaí. E, consequentemente, o PIB per capita maior também é o do município portuário.

Brasil – 8,92%           Santa Catarina – 7,71%           Costa Verde & Mar – 11,56%

Balneário Piçarras – 11,65% – 1085 empregados no setor

Bombinhas – 19,74% – 1467 empregados no setor

Camboriú – 10,64% – 4.034 empregados no setor

Ilhota – 8,88%  – 473 empregados no setor

Itajaí – 10,73% – 14.256 empregados no setor

Itapema – 11,41% – 3.291 empregados no setor

Luís Alves – 3,90% – 279 empregados no setor

Navegantes – 14,67% – 4.080 empregados no setor

Penha – 19,11% – 2.109 empregados no setor

Porto Belo – 9,71% – 933 empregados no setor

 

PEMTI traz sugestões de ações a serem desenvolvidas: O Plano Estratégico de Marketing Turismo Integrado (Pemti), além das informações detalhadas de cada município, apresenta sugestões de atuação. Os dados de pontos fortes e das oportunidades mostram, por exemplo, que o setor de serviços está em constante crescimento e que a atuação em sistema de franquias pode ser interessante. Da mesma maneira, informa que há riscos por conta dos pontos fracos em atuar na produção agropecuária.

O Pemti sugere ainda a criação de mecanismos para proteção das áreas naturais, transformando-as em parques municipais, estações ecológicas ou Reservas Particulares de Preservação Natural (RPPN). Foca também na sensibilização da comunidade local, turistas e visitantes no uso adequado dos recursos naturais.

Outro foco é o estabelecimento de parcerias com associações, federações e confederações para a realização de diferentes eventos, mantidos anualmente com a criação de um calendário exclusivo da Costa Verde & Mar. No aspecto novo produto, sugere o estímulo à contínua captação do segmento de cruzeiros marítimos, realizando a reforma e ampliação dos espaços e processos que servem a esse setor. 

 

Perfil dos Meios de Hospedagem apresenta radiografia dos estabelecimentos: A pesquisa do perfil dos Meios de Hospedagem da Região Turística Costa Verde & Mar foi realizada durante o ano de 2012, durante os meses de janeiro a outubro. Ela apresenta o perfil dos meios de hospedagem de cada um dos municípios integrantes. As pousadas são em maior número (97 unidades), seguidas dos hotéis 3 estrelas (43 unidades); e o gasto médio diário por pessoa na alta temporada gira em torno de R$ 160 a R$ 450. Mais de 68% dos entrevistados prevêem investimentos no local. 

 

Fonte: Oficina das palavras – Assessoria de Imprensa (SC)