Psicólogas, assistentes sociais, orientadoras, cuidadoras, educadores, entre outros servidores municipais participaram durante todo o dia de ontem (4) da capacitação sobre as Medidas Sócio-educativas, na sede da AMFRI. O evento focou o meio de utilização na rede de atendimento e a Lei 8.069/9 das Medidas Sócio-educativas, presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
O evento promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itajaí em parceria com a AMFRI e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social teve a presença de cerca de setenta (70) servidores da área social dos municípios de Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Penha e Porto Belo estiveram presentes. O palestrante da capacitação foi o educador e sociólogo, Guilherme Cechelero.
Mostrar aos servidores que trabalham na rede das medidas sócio-educativas, como adequar o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente foi o objetivo central da capacitação. Segundo Guilherme, o mais importante é à demonstração de interesse por parte dos servidores. “Penso que o ato dos envolvidos na área pararem para discutir e encontrar meios para solucionar os problemas das medidas sócio-educativas é a melhor atitude para dar uma maior qualidade de vida às crianças e adolescentes”, conclui.
Sistema de Garantia de Direitos: O Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente constitui-se na articulação e integração das instâncias públicas governamentais e da sociedade civil, na aplicação de instrumentos normativos e no funcionamento dos mecanismos de promoção, defesa e controle para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, nos níveis Federal, Estadual, Distrital e Municipal.