Representantes dos municípios da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI participaram na manhã de hoje (8), de uma reunião sobre Resíduos Sólidos, na sede da entidade. Um comitiva da associação alemã enviMV e.V. expôs na reunião um planejamento para gestão de resíduos, visando apontar alternativas para aproveitar os resíduos sólidos urbanos em geração de combustível GNV, energia elétrica e térmica.
O Diretor Presidente da empresa BN Umwelt GmbH, Rostock e Presidente da Associação germânica, Frank Zörner apresentou a experiência de sucesso utilizada na Alemanha desde 1997, que consegue dar um destino correto aos resíduos sólidos urbanos e gerar energia, além de promover a participação efetiva dos cidadãos na responsabilização pelo lixo. Os representantes ressaltaram que durante um ano, a empresa separa e faz o reaproveitamento de resíduos de aproximadamente 6 milhões de toneladas de lixo, em seu país de origem.
A Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – AMMVI já possui convênio com a empresa para aprimorar o gerenciamento de resíduos. Através dos dados coletados pela AMMVI, a enviMV e.V. elaborou o que é possível ser executado e solicitou que se for de interesse da região da AMFRI, também seja feito um levantamento de dados para verificar qual seria o melhor caminho a ser tomado pela região. “Penso que para a AMFRI, o ideal é fazer um trabalho em conjunto, porque com um trabalho coletivo toda a região será beneficiada”, concluiu Frank Zörner.
Outro tema debatido foi à conscientização ambiental da população em realizar a separação do lixo, pois como explicou o prefeito de Balneário Piçarras e presidente da AMFRI, Leonel José Martins, sem a ajuda dos cidadãos não se terá melhorias no meio ambiente. Ele ainda falou que é preciso trabalhar de forma regionalizada para haver avanços. “Devemos dar continuidade a este debate, encontrar juntos, alternativas e assim encaminhar as devidas providencias”, afirmou.