Nesta sexta feira (26/04), a partir das 13h30 acontece no auditório da Universidade do Contestado, na cidade de Curitibanos uma grande mobilização convocada por 12 Associações de Municípios Catarinenses. As entidades reunirão representantes políticos desde o município de Itajaí, até o de São Miguel do Oeste. Também está confirmada a presença do Presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias, Deputado Pedro Uczai.
Deputados, prefeitos e vereadores do Extremo-Oeste, Oeste Catarinense, Planalto Serrano e Vale do Itajaí irão se reunir em Curitibanos para discutir o projeto ferroviário catarinense, em especial, o traçado da Ferrovia da Integração.
A mobilização visa elaborar uma posição conjunta em defesa do traçado estratégico para o projeto de construção da Ferrovia da Integração. Na pauta, está à passagem da Ferrovia da Integração pelas regiões de Itajaí, Blumenau, Rio do Sul, Lages, Curitibanos, Campos Novos, Herval d´Oeste, Joaçaba, Xanxerê, Chapecó, Maravilha e São Miguel do Oeste. A luta das entidades municipalistas da faixa central do Estado quer assegurar um traçado central, estratégico e integrador à construção da Ferrovia da Integração.
O traçado originalmente apontado pelos estudos federais contempla as regiões que agora se mobilizam e mantém posição política que deseja assegurar a passagem da Ferrovia, no sentido Leste Oeste, pelo centro do Estado, assegurando a ligação do Porto de Itajaí ao Oeste Catarinense, de forma a circular grãos, insumos e produtos da indústria catarinense, aumentando a competitividade da cadeia produtiva catarinense.