Nesta sexta-feira (03) foi criada, oficialmente, a Sociedade Hidrovia Itajaí-Açu, que tem o objetivo de defender a construção da hidrovia no Rio Itajaí-Açu, além de representar os interesses das cidades envolvidas e estudar os impactos interligados com a implantação deste projeto. O encontro aconteceu na sede da AMFRI, em Itajaí e reuniu cerca de 30 pessoas.
A AMFRI, a Federação Catarinense de Municípios, a Ammvi e a Amavi foram às associações com representantes presentes. Representantes do governo estadual, do Porto de Itajaí, da Univali, Comitê do Itajaí, Fecomércio, além de membros da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e da Federação das Indústrias de Santa Catarina também estiveram presentes.
O grupo será presidido pelo empresário Jonny Kurtz, diretor da Empresa Catarinense de Energias Renováveis e idealizador deste projeto. A ideia é aproveitar o Rio Itajaí-Açu para escoar parte da produção do interior de Santa Catarina. O caminho previsto para o tráfego aquático pretende ter seu início na entrada do Rio Itajaí-Açu, entre os municípios de Navegantes e Itajaí e seu término ainda está sendo estudado, podendo ser, no trecho do rio, situado na cidade de Ilhota ou de Blumenau.