Cerca de sessenta servidores responsáveis pelas Unidades Municipais de Cadastramento (UMC) da região do Vale e da Foz do rio Itajaí, estão participando de uma capacitação oferecida pelo Incra em parceria com o Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura e Pesca da AMFRI – COSAP. O curso estará sendo realizado na sede da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), em Itajaí, desde ontem (10) até a próxima sexta-feira (14/06).
Esta é a terceira edição da capacitação para UMCs realizada pelo Incra/SC nesse ano, a outras edições ocorreram nos municípios de São José e Chapecó. O esforço do órgão é para manter as mais de 200 UMCs no estado em condição de prestar um atendimento de qualidade à comunidade. Os representantes da superintendência do Incra estadual, Doroteu Anacleto Martins e Jandir Demarchi, que exercem a função de analistas de reforma agrária e fiscais de cadastro estão palestrando esta capacitação e explicam que o objetivo é detalhar os procedimentos que devem ser adotados para atuação dos servidores nas unidades.
A integrante do COSAP e funcionária do município de Itapema, Cleide Martins, está participando do evento e conta que a importância da realização de capacitações como esta, é que elas oportunizam o esclarecimento de dúvidas. “Para todos os municípios da região é muito bom, pois os palestrantes são bem calmos, explicam muito bem, e assim esse momento serve para que nós que trabalhamos nas UMCs possamos aprender como solucionar problemas e dúvidas que os proprietários rurais e nós possuímos”, enfatiza.
Demarchi ainda salienta que as UMCs são braços do Incra nos municípios, que auxiliam o órgão na tarefa de manter e atualizar o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), onde estão cadastrados todos os imóveis rurais do Brasil. Assim, a população tem acesso nas prefeituras à emissão do Certificado de Cadastro Rural (CCIR) e pode cadastrar ou fazer alterações no cadastro do imóvel. “Esses serviços são muito procurados por serem obrigatórios para viabilizar qualquer transação envolvendo imóveis rurais, e além disso, todo proprietário de imóvel rural é obrigado por Lei a cadastrá-lo no Sistema Nacional de Cadastro Rural”, encerra.