You are currently viewing Colegiado de Defesa Civil debate sobre prevenção da área para Ilhota

Colegiado de Defesa Civil debate sobre prevenção da área para Ilhota

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Colegiado de Coordenadores Municipais de Defesa Civil da AMFRI – CODEC  realizou na tarde de ontem (25) sua reunião mensal, na Câmara de Vereadores da cidade de Ilhota. A apresentação dos principais problemas vivenciados na área e o debate sobre as formas de prevenção da Defesa Civil no município sede, como também capacitações para o segundo semestre foram os principais assuntos em pauta.

Carla Krug, coordenadora de Defesa Civil de Camboriú realizou sua primeira abertura de reunião, como presidente do CODEC, agradecendo a presença de todos. Membros do colegiado, coordenadores regionais da defesa civil de Blumenau e Itajaí, e os representantes do município sede, vereadores, secretário de turismo, Miro dos Santos e o vice-prefeito, Lauri Junior estiveram presentes no encontro.

A coordenadora de Defesa Civil de Ilhota, Tatiana Reichert mostrou um vídeo sobre a tragédia de 2008 e destacou que as atuais dificuldades presentes na área, ainda são consequências daquelas enchentes. Ela explicou que o Morro do Baú não é mais um dos principais pontos turísticos da cidade, pois há risco de deslizamentos e cheias nas estradas de acesso. “Eu em parceria com a secretária de planejamento e a de turismo, estamos trabalhando para fazer com que o morro volte a ser frequentado”, destaca.

O mapeamento de locais de risco também foi apresentado, salientando o Complexo do Baú, como principal problema, pois é o mais propício a alagamentos e deslizamentos. Tatiana solicitou que colegiado formule um documento evidenciando que a Escola Municipal Alberto Schmitt, situada no Baú Central, está em uma área de risco, fato que município e região já constataram, mas para a Secretária Nacional de Defesa Civil não está cadastrada como local de risco.

Os membros do colegiado sugeriram que pluviômetros simples, feitos de plástico sejam implantados, de forma provisória para poder verificar quando o local está sujeito a riscos. Além disso, que seja feito o plano de contingência, treinamento de evacuação e uma capacitação com professores e alunos, para prevenir que maiores desastres não aconteçam.

Como ações do CODEC para o segundo semestre, será realizada uma capacitação sobre o Sistema de Cadastro – S2ID, e ainda pretende-se realizar oficinas que abordem a Instrução Normativa e Legislação, e também Produtos Perigosos. O colegiado também participará do Seminário Regional de Defesa Civil: Prevenção para um Futuro Melhor Evento que será promovido pela FECAM em parceria com a AMFRI, na sede da entidade, no dia 19/09.