No final da manhã de hoje (14) foi encerrado o primeiro treinamento regional focando o Atendimento de Ocorrências envolvendo Produtos Perigosos. Ao todo, 115 pessoas, entre agentes de Defesa Civil, polícia rodoviária, polícia civil, polícia militar, bombeiros voluntários, Famai, Fundema, Autopista Litoral Sul, polícia militar, da região da AMFRI e da Coordenadoria Regional da Secretaria de Defesa Civil (COREDEC) de Brusque participaram da capacitação que aconteceu no auditório da Prefeitura de Itajaí.
Promovida pelo Colegiado de Coordenadores Municipais de Defesa Civil da AMFRI (CODEC) em parceria com a COREDEC de Itajaí e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Itajaí, a capacitação foi divida duas etapas. A primeira foi realizada na manhã de ontem (13), tratando de assuntos, como o que são os produtos perigosos, como identificá-los e o Manual Abiquim e a segunda etapa aconteceu nesta terça-feira.
Neste dia de treinamento, o 2º Tenente BM Marcelo Della Giustina da Silva, falou sobre os níveis dos equipamentos de proteção individual (EPI) e também fez uma introdução sobre operações envolvendo Produtos Perigosos. O tenente também abordou o Sistema de Comando em Operações (SCO). O tema, por ser muito complexo e ter muitas especificidades, é um dos maiores problemas enfrentados pelos gestores de Defesa Civil, devido à carência de informações e de treinamentos.
Além disso, o 2º Tenente BM Marcelo Della, trouxe para demonstração os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e roupas utilizadas em situação de risco que envolva os produtos perigosos, e teve uma grande participação dos presentes. “Considero que a participação do pessoal foi muito boa, tivemos perguntas pertinentes e várias informações novas dos participantes, as quais agregaram mais valor aos assuntos que tratamos durante todo o treinamento”, destaca.
A presidente do CODEC e coordenadora de Defesa Civil de Camboriú, Carla Krug, explicou que o âmbito de atuação da Defesa Civil é muito maior do que ações realizadas nos desastres naturais e enfatizou a importância do evento. “Esta é a primeira formação que pensa na capacitação dos agentes da defesa civil, relacionada aos acidentes que acontecem por causa dos produtos perigosos e equipamentos específicos para situações que envolvam esses produtos”.