Ontem (21), foi realizada na AMFRI pela manhã, a Reunião do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social – COEGEMAS e no período da tarde a Reunião da Comissão Intergestores Bipartite – CIB-AS/SC. Os eventos contaram com a presença de secretários e técnicos municipais de Assistência Social de diversos municípios de Santa Catarina, funcionários e o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST-SC).
Maria Jussara Pamplona, Secretária de Assistência Social de Itajaí, anfitriã dos encontros deu as boas-vindas aos participantes e enfatizou que a cidade de Itajaí esta a disposição para outras ações e eventos. Ela ainda destacou que com a realização destas reuniões em Itajaí, possibilita que os municípios da região da AMFRI estejam presentes e participem. “Se fossem em outros lugares nem todos os representantes da região conseguiram se deslocar e ir, então pra gente é importante estes eventos aqui”.
A tarde foi iniciada pela apresentação da evolução do financiamento das ações da Política de Assistência Social de Santa Catarina (2010 a 2014) e status de repasses de recursos referente ao Cofinanciamento Estadual 2013. A diretoria da comissão junto aos municípios analisou a Resolução CIB “Ad Referendum” nº 30, de 10 de outubro de 2013 que dispõe sobre a entrega da documentação completa na Gerência de Contratos e Convênios da SST/SC, referente a serviços ofertados no âmbito da Proteção Social Básica.
Em seguida, a situação da execução dos Planos Municipais de Providências do Acórdão do TCU 173/2010 e 2809/2009 foram discutidas. Também houve a apresentação e encaminhamentos sobre o preenchimento do Censo do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) 2013 em SC, que poderá ser feito até inicio de dezembro contendo informações sobre os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas).
A Presidente do COEGEMAS, Ana Claudia Quege ressaltou que os debates do dia englobaram vários assuntos principalmente com o propósito da implantação do SUAS nos municípios. “Foi uma reunião bem proveitosa, falamos sobre o demonstrativo sintético anual, plano municipal, prazos para o preenchimento do Censo SUAS, então é importantíssimo que todos os municípios preencham e executem este calendário”, conclui Ana Claudia.