A Aventura dos Mares do Mundo que irá movimentar toda a região nas próximas duas semanas foi oficialmente aberta neste sábado (16). Diante de centenas de pessoas que foram ao Centreventos de Itajaí, autoridades, como o presidente da AMFRI e prefeito de Balneário Piçarras, Leonel José Martins, participaram da abertura da festa, que reúne cinco eventos até o dia 1º de dezembro.
O ato simbólico da abertura da Vila da Aventura contou com o hasteamento das bandeiras de Itajaí, Santa Catarina, Brasil e França (país de onde partiu a Regata Jacques Vabre, principal atração da Aventura) e uma queima de fogos de artifício. O diretor esportivo da competição transoceânica, Manfred Ramspacher, também esteve presente na solenidade.
Em seu discurso, o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, agradeceu a confiança dos organizadores da Jacques Vabre, por terem acreditado no potencial da Costa Verde & Mar catarinense para sediar a chegada da regata. Também agradeceu ao apoio da AMFRI e do governo do Estado, que viabilizaram a realização do evento.
Os primeiros veleiros da Transat Jacques Vabre, da categoria mais rápida, Mod-70, acabam de chegar em solo Itajaiense, na tarde desta segunda-feira. Após quase 10 mil quilômetros de viagem, o campeão da Mod-70 foi o Edmond de Rothschild. Os barcos Class 40, considerados os mais lentos da competição, estão previstos para aportarem até o dia 1º de dezembro.
Simultaneamente à chegada da Transat Jacques Vabre, o público poderá participar de atividades culturais e de sustentabilidade, do Festival de Música de Itajaí, festival gastronômico, feira de negócios e uma programação especial voltada para as crianças. A Vila da Aventura é aberta ao público, funcionando todos os dias, das 12h às 22h e tem entrada gratuita.