You are currently viewing AMFRI realiza 1º Seminário Regional sobre o Ensino Religioso Escolar

AMFRI realiza 1º Seminário Regional sobre o Ensino Religioso Escolar

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A AMFRI em parceria com seu Colegiado de Secretários Municipais de Educação (CSME)  realizou ontem (13), o 1º Seminário Regional sobre o Ensino Religioso: o contexto curricular do ensino religioso escolar. No total, 65 pessoas, entre, secretários municipais de educação, professores de ensino religioso, técnicos dos departamentos pedagógicos e conselheiros municipais de educação participaram do evento na sede da associação.

O Prefeito de Balneário Piçarras e Presidente da AMFRI, Leonel José Martins iniciou o seminário dando as boas-vindas aos presentes da região e dos municípios convidados da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu e da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí. Durante todo o dia os temas foram voltados à formação docente, a regulamentação e as propostas pedagógicas no ensino religioso. A primeira palestra foi sobre a diversidade cultural religiosa, enfatizando os desafios para a consolidação do currículo do ensino fundamental, conduzida pela professora Lurdes Caron.

Em seguida um debate foi realizado com base na palestra e em outros conceitos e abordagens sobre o tema. Além da pesquisadora do programa de pós-graduação Stricto Sensu da Uniplac, Lurdes Caron, também integraram a mesa principal de discussão: Simone Riske Koch, secretária do FONAPER/SC, Élcio Cecchetti, profissional da Secretaria de Estado da Educação Básica, Tarcísio Alfonso Wickert, vice-presidente da Associação dos Professores de Ensino Religioso do estado, e Mariane Beyer Ehrat, conselheira titular do Conselho Estadual de Educação.

Os participantes ainda puderam fazer questionamentos aos membros da mesa de discussão, que esclareçam as dúvidas dos presentes. Todos concordaram que esteve evento inédito é um marco histórico para Santa Catarina. “Temos certeza de que esse dia é um marco importante no trabalho que nosso colegiado pretende desenvolver em torno do fortalecimento do currículo formal, e também que é um primeiro passo para todo o estado vir a trabalhar de forma regionalizada o ensino religioso escolar”, destacou a integrante da diretoria do CSME, Laureci Bernadete Pereira.

O evento que surgiu do interesse do Colegiado de Educação em fortalecer as práticas intermunicipais de discussão, formação e implementação de ações para qualificar as práticas pedagógicas, subsidiar as ações docentes e oportunizar acesso mais qualificado nas redes públicas de ensino foi encerrado com a criação de um Grupo de Trabalho com o propósito de dar continuidade ao seminário e ao tema na região, constituindo por representantes dos municípios da AMFRI.