Os membros do Colegiado de Coordenadores Municipais de Defesa Civil (CODEC) da AMFRI elegeram sua nova diretoria na tarde desta terça-feira (29), na sede associação. A presidência será ocupada pelo coordenador de defesa civil de Itapema, Moises Cesar Filho Motta, que agradeceu aos membros do colegiado por ter sido o eleito para liderar o grupo até abril de 2014.
Para a vice-presidência do CODEC foi escolhido coordenador de defesa civil de Bombinhas, Clodomar da Silva. Tatiana Reichert, coordenadora da defesa civil de Ilhota exercerá a função de primeira secretária. Já o cargo de segunda secretária será desempenhado por Deisy Cristina da Silva Martins, secretária de planejamento do município de Balneário Piçarras.
Além de agradecer, Motta ainda destacou suas expectativas para seu mandato a frente do colegiado durante o próximo ano. “É uma responsabilidade muito grande, na verdade, acredito que a responsabilidade é de cada um dos membros do colegiado, mas dessa vez, ao lado de meus colegas, Clodomar, Tatiana e Deisey assumimos uma parcela maior de responsabilidade em nosso setor e com certeza iremos dar continuidade ao belo trabalho que a ex-presidente do CODEC, Carla Krug estava desenvolvendo”.
Segundo o novo presidente do CODEC, o primeiro passo agora será a retomada das reuniões itinerantes, pois no ano passado apenas quatro municípios da AMFRI sediaram reuniões do grupo. Através destas reuniões o colegiado conhece a realidade do setor na região e ainda busca as melhores formas de resolver problemas enfrentados. A busca por mais conhecimento na área, a participação continua junto a AMFRI para conseguir mais capacitações para o setor também será uma das principais demandas que Mota irá defender.
Ainda nesta reunião onde a nova diretoria foi formulada, outros temas foram debatidos, como os resultados da 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil. Os membros do CODEC também decidiram que irão realizar uma viagem técnica ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) e ao Ministério da Integração Nacional. A data para a realização das visitas técnicas ainda será estudada pelo colegiado.