Durante toda a última quinta-feira (8), a Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) realizou na sede da AMFRI uma capacitação que reuniu os setores de saúde, educação e assistência social. O objetivo do encontro foi assessorar os municípios da região da AMFRI, na elaboração do Plano de Atendimento Socioeducativo, conforme preconizado pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).
O evento foi conduzido pela assistente social da EGEM, Janice Merigo, e tratou de fazer um aprofundamento do ato infracional, incluindo as medidas socioeducativas, a relação entre Sistema Único de Assistência Social – SUAS e SINASE, e as políticas públicas do setor. Cerca de quarenta pessoas, entre representante de conselhos tutelares, conselhos dos direitos da criança e do adolescente, saúde, educação e técnicos do CREAS participaram do encontro.
Além disso, os representantes municipais participaram de uma oficina de elaboração do Plano. Na oficina, os marcos conceituais e legais, o diagnóstico e análise situacional do Ato Infracional, as diretrizes, objetivos, ações intersetoriais, financiamento, fluxograma de atendimento, encaminhamento e contra-referência, foram os temas abordados.
A assistente social da AMFRI, Neuza Bottega conta que esta assessoria terá a duração total de 30 horas, desempenhadas em três encontros. “Esta foi à primeira oficina das três que iremos realizar, ainda teremos mais duas, uma no dia 30 de maio e outra no dia 23 de junho”. Neuza ainda explica que os encontros de maio servem para explicações, esclarecimento de dúvidas e auxilio aos municípios, já o de junho será um encontro final para a entrega dos Planos.