Reunidos na manhã desta sexta-feira (23), prefeitos e vice-prefeitos dos municípios que compõem a AMFRI realizaram sua assembleia geral do mês de maio. No encontro as empresas Andes Brasil Ltda e Seller’s comunicações, apresentaram propostas distintas, mas com o mesmo enfoque, o tratamento dos resíduos sólidos. Além disso, os prefeitos aproveitaram para definir os itens que serão abordados na reunião com o Ministério Público de Santa Catarina, na próxima semana.
O representante da Andes Brasil Ltda, Julio Roberto Peralta, apresentou o projeto Lixo Limpo, que tem como objetivo a destinação final de resíduos sólidos urbanos. Julio destacou que a tecnologia utilizada na usina de tratamento dos resíduos está 100% adequada á lei 12.305/2010 e que o município terá o custo de somente pagar o preço por tonelada do lixo processado. Os prefeitos definiram que o município que tiver interesse irá procurar a empresa e tratar individualmente do tema.
Luciano S. Ziebarth, representante da Seller’s comunicações, apresentou o projeto Central de Tratamento de Resíduos. A proposta trata de um resgate ambiental com criatividade, pretendendo conquistar a marca de resíduos zero e gerar energia a partir dos resíduos orgânicos domiciliares. Luciano enfatizou que uma unidade de tratamento do projeto funcionaria 24 horas por dia e assim processaria até 42 toneladas de resíduos por hora. Os prefeitos demonstraram interesse e marcarão uma nova reunião para se aprofundar melhor sobre o projeto.
Em seguida, foram realizadas tratativas sobre o Encontro Regional entre Prefeitos e o Ministério Público de Santa Catarina. O encontro acontecerá na próxima terça-feira, dia 27 de maio, em Blumenau e terá a participação de 54 prefeitos e mais de 100 promotores de justiça. O objetivo deste evento organizado pela FECAM é que os presidentes das associações de municípios, AMFRI, AMAVI E AMMVI, apresentem as dificuldades entre MP-SC e prefeituras, além de sugestões e propostas que levem a uma solução.