No dia 20 de maio, os integrantes do Fórum Macrorregional Educação e Diversidade Étnicorracial se reuniram na sede da AMFRI. A reunião serviu para a Comissão Executiva do Fórum propor aos demais membros, o plano de trabalho a ser executado de junho até dezembro deste ano. Gilmara da Silva, Consultora em Educação da AMFRI, foi à responsável pela apresentação e explicações adicionais. Todas as ações elencadas foram aprovadas por unanimidade.
Conforme Gilmara explica, o documento foi elaborado a partir das orientações do Guia para Fóruns de Educação e Diversidade Étnicorracial, elaborado pelo Ministério da Educação em 2010. Entre os itens a serem realizados em todos os meses, estão à elaboração e atualização constante dos materiais e recursos pedagógicos no blog do fórum, bem como, os relatos de boas práticas com relação à temática.
Para o mês de agosto planeja-se fazer a sistematização de orientações para a inclusão de estratégias sobre a temática da diversidade nos planos municipais de educação que começarão a ser elaborados/revisados a partir de 2014, a partir das orientações e indicativos gerais da CONAE. Ainda neste mês, haverá uma apresentação realizada pelos integrantes do fórum para os Secretários Municipais de Educação, sobre o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais no Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana.
O destaque do mês de setembro será o seminário macrorregional para abordar a temática da diversidade, com local, palestrantes e tema ainda a serem definidos. A ação proposta para outubro é a indicação de critérios e formas de pesquisa de campo para levantar demandas educacionais da população afrodescendente. Por fim, entre novembro e dezembro, o Fórum vai instituir critérios para organização de programas de formação continuada junto às redes de ensino e junto a instituições formadoras de nível superior.