A presidente da AMFRI e prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, junto ao vice-presidente da FECAM e prefeito de Balneário Piçarras, Leonel José Martins, e o secretário executivo da AMFRI, Célio José Bernardino participaram, da Assembleia Geral Extraordinária da FECAM em Concórdia. A reunião realizada no dia 18 de julho foi marcada pelas apresentações de três candidatos ao Governo do Estado sobre as políticas municipalistas.
O presidente da Fecam e prefeito de Taió, Hugo Lembeck destacou que a pauta do encontro foi estruturada com uma resenha das reivindicações e perguntas sobre assuntos ligados ao governo do Estado e ao governo federal. "O evento serviu para envolver os candidatos com a pauta dos municípios. Ele avaliou que os candidatos demonstraram estar bastante sensíveis às demandas dos prefeitos.", ressaltou Lembeck ao final da assembleia.
Cada candidato teve o tempo de 45 minutos para fazer sua explanação e expor suas propostas de governo. Os três optaram por seguir a pauta municipalista proposta pela FECAM com as reivindicações levantadas a partir das demandas dos municípios e apontadas pelos prefeitos catarinenses. A ordem de apresentação foi 1º Paulo Bauer, 2º Raimundo Colombo, e 3º Claudio Vignatti.
Entre os temas tratados estiveram o ressarcimento integral dos custos que os municípios têm com o transporte dos alunos da rede estadual. Saúde, Contrapartidas e convênios, segurança pública, saneamento básico, meio ambiente, setor energético, habitação, trânsito, agricultura e transferências constitucionais são os outros temas que fazem parte da pauta municipalista estadual. Relacionadas à pauta federal estão temas das partilhas de receitas tributárias, infraestrutura e royalties.
A promoção foi da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e das 20 Associações de Municípios de Santa Catarina, com o apoio da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense – AMAUC e prefeitura municipal de Concórdia.