Durante todo o dia 30 de julho, mais de 90 profissionais das áreas de Contabilidade, Controle Interno e de Patrimônio dos municípios, participaram da capacitação: “Reconhecimento, mensuração e evidenciação de patrimônio público, com base nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público”.
O evento foi uma parceria do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina – CRC/SC e as associações de Municípios: AMFRI – Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí, AMAVI – Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí e AMMVI – Associação dos Municípios do Meio Vale do Itajaí.
A palestrante foi a Mestre em Contabilidade Michele Patrícia Roncalio, Contadora da Fazenda Estadual e Vice-Presidente de Administração e Finanças do CRC/SC.
O objetivo do curso foi abordar o tema Patrimônio Público, segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e as experiências do Governo do Estado de Santa Catarina.
Segundo o Contador da AMFRI – Vilmar Fronza, esta capacitação foi solicitada pelos membros do Colegiado de Contadores da região da AMFRI, considerando que os municípios estão encontrando dificuldades para levantar e mensurar seus bens. Fato ainda relevante é o prazo de implantação destes bens nos demonstrativos contábeis, que serão exigidos pelos órgãos de fiscalização a partir do exercício de 2015, em atendimento as novas normas de contabilidade aplicadas ao setor público.