Com 69 participantes, entre contadores e controladores internos das prefeituras, teve início nessa quinta-feira (14), na sede da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI, o Curso para a Nova Contabilidade Pública. Em um total de 70 horas/aula, o curso é composto por sete módulos e se estende até o dia 09 de outubro. Cada módulo tem uma temática diferente e é apresentado por um especialista no referido assunto.
Nessa quinta-feira, foi realizado o Módulo 1, tendo como ministrante Alexandre Alves, diretor executivo da FECAM e diretor geral da EGEM, que explanou sobre a introdução e teoria da contabilidade. Alves ressalta que é um curso de aperfeiçoamento e que o intuito é atualizar os conteúdos teóricos e práticos das novas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – NBCASP, para a melhoria das informações que integram as Demonstrações Contábeis e Relatórios necessários à consolidação das contas públicas.
A promoção é da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e AMFRI, com apoio das demais Associações de Municípios e execução da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM. Além da Introdução e Teoria da Contabilidade, a capacitação engloba assuntos como Procedimentos Contábeis Orçamentários, Procedimentos Contábeis Específicos, Relatórios da LRF – RGF e RREO, Plano de Contas e Lançamentos Típicos, Demonstrações Contábeis e Procedimentos Contábeis Patrimoniais / Administração Pública.