You are currently viewing AMFRI realiza reuniões com psicólogas dos CREAS

AMFRI realiza reuniões com psicólogas dos CREAS

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Na manhã desta segunda-feira, dia 18, os psicólogos dos CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social da Região da Foz do Rio Itajaí se reuniram na sede da AMFRI. O encontro possibilitou a troca de experiências entre os participantes, e ainda trabalhou o perfil e as atribuições do profissional – técnico de nível superior do CREAS.

Essas reuniões individualizadas com os técnicos que atuam nos equipamentos sociais dos municípios estão ocorrendo após solicitação dos secretários municipais de assistência social, tendo como objetivo promover o nivelamento do conhecimento do SUAS e dos serviços tipificados, para após propor  capacitações de acordo com o grau de dificuldade/avanço do serviço da qual os técnicos estão inseridos, segundo a assistente social da AMFRI, Neuza Bottega.

Ressaltando que o “CREAS é uma unidade pública estatal, de abrangência municipal ou regional, referência para a oferta de trabalho social a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, que demandam intervenções especializadas no âmbito do SUAS.  No momento, os municípios que integram a AMFRI, contam com cinco Centros de Referência Especializado em Assistência Social, nos demais os serviços estão sendo executados na gestão.  

Técnico de Nível superior do CREAS: Conforme as orientações técnicas o perfil do técnico de nível superior do CREAS exige que o profissional tenha escolaridade de nível superior, com formação em Serviço Social, psicologia, direito. Bem como, conhecimento da legislação referente à política de assistência social, direitos socioassistenciais e legislações relacionadas a segmentos específicos, conhecimentos e desejável experiências de trabalho em equipe interdisciplinar, trabalho em rede e atendimento a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, e conhecimento e habilidades para escuta qualificada das famílias/indivíduos.