O Colegiado de Gestores Municipais de Convênios da AMFRI – CGMC realizou sua segunda reunião itinerante na manhã desta terça-feira (16), na Prefeitura de Itapema. Entre os temas da reunião, troca de experiências, conhecimento da realidade e estrutura da Secretaria de Governo e Planejamento Estratégico, onde também funciona o Departamento de Gerenciamento de Projetos e Convênios de Itapema.
Os Gestores de Convênios dos dez municípios que compõem a AMFRI foram recepcionados pelo Secretário de Governo de Itapema e presidente do colegiado, Leonardo Cordeiro, e pela equipe da secretaria.
O Escritório de Projetos da FECAM – Federação Catarinense de Municípios, através da Assessora de Projetos, Natassha Moresmo Maia, também participou da reunião. Natassha trouxe informações sobre o Termo de Cooperação Técnica que será feito com a Secretaria de Estado da Fazenda para capacitações, debates e treinamentos sobre o Programa SIGEF – Sistema de Gerenciamento de Convênios.
Os membros do Colegiado também foram convidados a participarem da capacitação sobre o ciclo de vida dos repasses do Orçamento Geral da União, que acontecerá na AMFRI na tarde da próxima sexta-feira (19), evento promovido pela CAIXA e FECAM. A assessora também colocou o escritório de Projetos da FECAM a disposição para parcerias na elaboração de projetos em fontes alternativas para captação de recursos.
Segundo o Assessor de Projetos da AMFRI – Roberto de Souza, a realização das reuniões itinerantes é importante para verificar a realidade dos municípios no setor. “Nos encontros nos municípios podemos ver a estrutura e demandas dos GMCs, que fazem desde o projeto para captação de recursos, o acompanhamento dos convênios e em muitos casos o processo de pagamentos e prestação de contas dos convênios”.
A próxima reunião do colegiado será em outubro na Prefeitura de Navegantes, que tem um dos pioneiros e mais experientes técnicos na área de captação de Recursos que é o GMC – Gestor Municipal de Convênios, Célio de Oliveira.