A Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI junto a SDR Itajaí, por meio da Gerência de Regional de Educação promovem na próxima quarta-feira (1/10), o 1º Seminário Regional sobre as Políticas Públicas para a Educação Especial. O encontro acontece durante todo o dia no auditório de Medicina do Bloco F4, da Univali.
Entre as principais atividades estão à palestra da representante do Ministério da Educação e Cultura, Meiriene Cavalcante Barbosa, com a temática “Políticas Nacionais para a Educação Especial: Desafios e Conquistas”; e a apresentação de relatos relacionados à sistematização dos estudos de casos na formação continuada para equipes pedagógicas e professores de atendimentos educacional especializado em deficiência intelectual.
A doutora em psicologia, Marina Corbetta Benedet, que conduz a formação continuada sobre as Práticas Pedagógicas aplicadas em casos de Deficiência Intelectual, também falará sobre o tema. Já a representante da Fundação Catarinense de Educação Especial, Edite Sehnem, é convidada a discutir a educação especial em todo o estado.
O seminário é destinado exclusivamente aos professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE), gestores de escolas, equipes pedagógicas das secretarias de Educação da região da AMFRI. Os participantes ainda contribuirão apontando sugestões de indicativos para reformulação das Políticas Municipais da Educação Especial.
Segundo a organização, a estimativa é que cerca de 250 pessoas participem do evento. “Os participantes ainda assistirão apresentações culturais, e receberão posteriormente o certificado de participação do seminário”, acrescenta a consultora em educação da AMFRI, Gilmara da Silva. A programação completa pode ser consultada em www.amfri.org.br.