Na manhã desta terça-feira (4), o Colegiado dos Secretários de Educação da AMFRI – CSME se reuniu na sede da associação. Como destaque dos itens em pauta, houve a apresentação e entrega do Relatório Final das Atividades do Grupo de Trabalho (GT) de Ensino Religioso. O encontro ainda contou com uma análise dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), entre outros temas.
Com o apoio da AMFRI, da Secretaria Estadual de Educação e do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso – FONAPER, o GT de Ensino Religioso estudou de março a outubro deste ano, as propostas pedagógicas, diretrizes curriculares e temas para compor o currículo do Ensino Religioso dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Na entrega dos relatórios finais aos secretários, à consultora em educação da AMFRI, Gilmara da Silva, parabenizou a todos que contribuíram com estas atividades, destacando um agradecimento especial aos integrantes do grupo.
Dezesseis profissionais, entre professores de Ensino Religioso e equipes pedagógicas das Secretarias Municipais de Educação participaram das cinco reuniões. Para o professor de Ensino Religioso de Itajaí, Roberto Lúcio B. Vargas, o trabalho desenvolvido pelo GT possui extrema relevância por nortear os docentes. “Todo o estudo que realizamos é necessário para termos um norte na própria disciplina, além disso, buscamos priorizar dentro do ensino religioso o respeito à diversidade, incluindo diferenças culturais, costumes e religiões, para assim gerar uma melhor convivência”.
Foram debatidos pelo grupo e incluídos no relatório final, os seguintes itens: análise da legislação e documentos oficiais sobre o Ensino Religioso; analise dos currículos do Ensino Religioso dos anos finais nas escolas municipais da AMFRI; orientações gerais sobre questões didáticas para organizar os planejamentos; proposta de currículo para os anos finais que foi estruturada a partir das discussões, ponderações, indicações e, sugestões dos integrantes do GT.
Ainda neste encontro, os secretários de educação analisaram os dados do IDEB. Se tratando dos índices dos anos iniciais do ensino fundamental, todos os municípios da AMFRI superaram a expectativa de suas notas médias percentuais. Bombinhas e Itajaí tiveram as maiores notas da região, por ultrapassarem em mais de dez pontos sua meta prevista. Já nos anos finais do ensino fundamental, Ilhota surpreendeu a todos, sendo o único município da região a superar a média. O colegiado realizará sua próxima reunião em 02 de dezembro.