CHINA: Maiores geradores de energia limpa do mundo estudam investimentos em Itapema

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O prefeito Sabino Bussanello, o procurador-geral do Município, André Beviláqua, e o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Francisco de Assis Nunes, mais o deputado estadual Jailson Lima, receberam nesta manhã uma nova delegação de autoridades e empresários chineses dispostos a investir em Itapema. O encontro aconteceu durante almoço em restaurante no Bairro Ilhota, praia conhecida internacionalmente como referência da culinária litorânea.

Fruto da viagem oficial realizada em outubro passado, quando em missão coordenada pela Assembleia Legislativa, o encontro com a comitiva da República Popular da China estreita os inéditos laços de relações internacionais de Itapema com aquele país, a nova potência da era moderna e que, em poucas décadas, conforme analistas, deverá ultrapassar os Estados Unidos em poderio econômico.

Mais populoso país do mundo, com 1,3 bilhão de habitantes, o governo chinês esteve representado pela secretária de Estado de Henan para Assuntos de Energia, Li Wei, província com mais de 110 milhões de habitantes. Wei capitaneou o grupo de empresários dispostos em investir em geração de energia limpa em Itapema. Chen Yun , vice-presidente da CSI Solar, a segunda maior empresa do mundo em geração de energia solar, entregou ao prefeito Sabino um portfólio de ações desenvolvidas pela multinacional, em países da Europa e Ásia, como Espanha, Itália, Alemanha, Suíça, Suécia e também vizinhos da China.

Além e Yun, o vice-presidente da Guodian Companhia de Energia e Tecnologia, Yang Jianfeng, também demonstrou interesse em investir na implantação de uma unidade em solo itapemense. A empresa que gerencia, com sede em Beijing, é a maior geradora de energia eólica (a vento) do mundo, e irá viabilizar estudos técnicos iniciais em Itapema.

O grupo chinês, acompanhado de assessores e tradutores, foi completado pelo empresário do setor de habitação, Huang ZongChao, e pelo também empresário e articulador Wang Guodong. “É muito bonito ver uma cidade que busca crescer, mas acima de tudo com respeito ao meio ambiente e seu maior patrimônio: as pessoas”, destacou Yang Jianfeng.

Conforme o prefeito Sabino, a recepção da segunda delegação chinesa somente dois meses após a missão oficial realizada no final de outubro passado coloca Itapema num rol de desenvolvimento nunca antes pensado para a cidade. “A cada dia colhemos novos e bons frutos de nossa viagem até a China e aos Emirados Árabes. E o melhor de tudo é ver que estamos conseguindo nos aproximar de empresários dispostos a investir na produção de energia limpa, ou seja, em desenvolvimento sustentável, que é uma das principais marcas da nossa gestão”, analisou.