A Secretaria da Fazenda de Penha vai fazer a entrega direta dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), exclusivamente, nesta segunda e terça-feira, 25 e 26. A entrega acontece das 8h às 17h30 no salão paroquial da Igreja Matriz, no Centro. Quem não retirar o carnê irá receber os boletos em casa através dos Correios até o final do mês.
"Muitas pessoas nos pediram para retirar o carnê diretamente na Prefeitura, e por isso, definimos um local mais amplo para fazer a entrega", explica o secretário da Fazenda, Zaqueu Rogério Francez. Cerca de 25 mil carnês foram emitidos pela administração com uma expectativa de arrecadação na casa dos R$ 9 milhões.
Os boletos já possuem as duas opções para quitação: a vista com 20% de desconto ou em 12 vezes com 5%. Para ter direito ao desconto de 20% no valor total do IPTU, o contribuinte terá que pagar o imposto a vista e em cota única até o dia 10 de fevereiro. "As duas opções são benéficas para os contribuintes, que poderão escolher a que melhor se encaixa na renda familiar", afirma Zaqueu.
Prefeitura aumenta quesitos para isenção
Serão isentos do pagamento do IPTU os moradores que tiverem renda familiar de até dois salários mínimos, veículo com fabricação superior a cinco anos e residência com até 70m². "Aumentamos os benefícios da isenção para atingir um número maior de moradores", explica Zaqueu. O aumento de quesitos para isenção foi aprovado pelos vereadores.
A antiga legislação previa a isenção total somente para moradores com renda familiar de até um salário e que não possuam veículo. Com essa atualização, não existe mais a isenção parcial do IPTU e quem se encaixar dentro dos novos quesitos não pagará o imposto em 2010 e também e taxa de coleta de lixo. O pedido de isenção deve ser feito na Secretaria da Fazenda.
Fonte: Secretaria da Fazenda
Felipe Bieging, Assessor de Imprensa
Jornalista SC 03480 JP