Entrega dos novos veículos aconteceu na tarde de ontem
O transporte escolar em Balneário Piçarras passa a contar, a partir desse mês, com mais 114 vagas para os estudantes da rede pública de ensino. A Secretaria da Educação recebeu na tarde ontem (26) dois novos veículos que atenderão os alunos das áreas urbanas e rural da cidade. Ao todo, o Governo Municipal investiu R$383,7 mil dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) na renovação da frota.
O prefeito Umberto Teixeira fez a entrega das chaves de um micro ônibus, com capacidade de 31 a 48 passageiros, e um ônibus, com capacidade para 44 até 66 passageiros. Os veículos adquiridos através do programa "Caminho da Escola", do Governo Federal, são equipados com cadeira de rodas, cintos de segurança e vagas especiais para portadores de deficiências físicas. Cada assento pode comportar até três crianças ou dois adolescentes.
De acordo com a Secretaria da Educação, a previsão é de que cerca de 1,8 mil alunos do ensino fundamental, das redes municipal e estadual, utilizem o transporte escolar durante o ano letivo. Para atender essa demanda, sete linhas de ônibus circulam diariamente pelos bairros e área rural da cidade, das quais cinco são contratadas com empresa privada e outras duas são feitas com a frota da Secretaria da Educação. "Nos últimos anos, nenhum micro ônibus foi adquirido pelo Governo Municipal, apesar do aumento crescente da demanda", lembra o prefeito.
Mais investimentos
Para aumentar ainda mais a oferta de transporte escolar e reduzir os custos com a contratação de empresas privadas, o Governo Municipal planeja ainda a aquisição de mais dois veículos de até 66 lugares para o segundo semestre desse ano. Os recursos para a compra dos ônibus serão repassados através de financiamento com o Banco Nacional de desenvolvimento (BNDES), já aprovados pela Secretaria do Tesouro Nacional. "A construção da escola no bairro Itacolomi deve reduzir ainda mais a dependência do transporte", afirma a secretária Ireli Vieira dos Santos. Segundo ela, hoje são atendidos, apenas na região norte da cidade, cerca de 400 alunos.
Além do transporte, a frota do serviço de alimentação escolar também ganhou um reforço esse mês. Um novo veículo furgão adquirido por R$74,1 mil pelo Departamento de Ensino e Alimentação Escolar começa a atender as unidades escolares do município a partir desse mês.