Palestras marcaram o início de mais um ano de trabalho nas escolas municipais

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Cerca de 550 profissionais da rede municipal de ensino, entre professoras, professores, orientadores, supervisores, diretores e funcionários da Secretaria Municipal de Educação participaram nos dias 3 e 4 de fevereiro, de diferentes palestras sobre educação, motivação, diferenças de gêneros, entre outros. A atividade foi realizada no Centro de Eventos do Bairro Várzea, e teve a presença do prefeito Sabino Bussanello.

As palestras tiveram início com a fala da juíza Sônia Maria Moroso, que abordou o tema "Educação para a paz" cujo foco foi o Estatuto na Criança e do Adolescente, no que se refere à responsabilidade dos adultos como educadores. Em seguida a psicóloga Cláudia Maria Petri e a Escrivã de Polícia Daniela Andréa Couto Hansen abordaram as questões de gênero e a Lei Maria da Penha.

No dia 4, o professor doutor Vitor Henrique Paro abordou questões referentes à Gestão da Escola e do processo pedagógico. Segundo Vitor Paro, a formação das crianças exige o trabalho do adulto e implica no querer aprender  da criança, enquanto sujeito dotado de vontade. Nesse sentido alertou que "querer aprender é o desafio primeiro da didática, do qual dependem as demais iniciativas e esta é uma das mais importantes tarefas da escola, enquanto agência encarregada da educação sistematizada".

"Para tanto, é necessário também o envolvimento da família no desenvolvimento de atitudes positivas e duradouras com relação ao aprender e ao estudar", reforçou Vitor Paro, e finalizou: "A escola deve se tornar um centro vivo de cultura, uma vez que educar é possibilitar ao outro apropriar-se da cultura humana. Façamos, portanto, das nossas escolas espaços vivos de cultura, que seduzam e estimulem o desejo de aprender nas crianças e adolescentes". No mesmo dia, André Gobbo, assessor especial de Relações Institucionais, levou uma mensagem de otimismo para as servidoras e os servidores de apoio e manutenção das escolas.