Trotes ao SAMU chegam a 40% das ligações

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Para quem faz pode ser uma simples brincadeira, mas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, os trotes representam uma grande perda de tempo, dinheiro e até vidas. A "brincadeira de mau gosto" já chega a 40% das ligações atendidas pelos socorristas, que na dúvida acabam deslocando equipes e viaturas até locais inexistentes ou onde não há acidentes, nem vítimas. Enquanto isso, a população que realmente precisa de atendimento tem que aguardar um novo deslocamento da viatura até seu bairro, o que dependendo da distância pode ultrapassar 30 minutos, tempo demais para quem está correndo risco de morte.

De acordo com Marcos Antonio Cordeiro, coordenador do SAMU em Navegantes, os trotes prejudicam os serviços por congestionar as linhas telefônicas e causar saídas indevidas de ambulâncias. Ele explica que tempo é o que as vítimas menos têm e a agilidade no atendimento é fundamental para o sucesso do resgate ou socorro. "Infelizmente, essa prática de passar trotes é muito comum entre crianças e adolescentes. Alguns são logo descobertos, mas há casos em que os desocupados acabam realmente contando histórias convincentes e gerando saídas desnecessárias, que só podem ser comprovadas quando nossa equipe de socorristas chega até o local. Como conseqüência, além do prejuízo aos cofres públicos, há uma perda de eficiência, devido ao tempo desperdiçado no atendimento à ocorrência falsa. Neste caso, tempo vale muito mais que dinheiro", explica o coordenador.   

Já o secretário municipal da Saúde de Navegantes, Juliano de Maria, acredita que o problema pode ser amenizado se os pais e professores trabalharem o tema em casa e nas escolas, conscientizando as crianças e adolescentes. "Está comprovado pelo Ministério da Saúde que as crianças continuam sendo as principais responsáveis pelos trotes. Como não há custo para ligar para o 192, os chamados ocorrem com maior incidência nos horários de entrada e saída das escolas. Mas, elas não são as únicas. Há muita gente, de diversas idades, que não perdem o hábito de passar trote, seja para o SAMU, polícia ou bombeiros. Nossa intenção é mais tentar conscientizar do que punir, enfatiza o secretário, que pretende em breve iniciar uma campanha no município contra a prática do trote.

Vale lembrar, que trote é crime previsto no Código Penal Brasileiro. Quem comete essa prática pode ser preso e autuado. A pena prevista é de detenção de um a seis meses, ou multa.

 

Quando chamar o Samu – 192? 

Na ocorrência de problemas cardíacos ou respiratórios;

Em casos de intoxicação (envenenamento);

Em caso de queimaduras graves;

Na ocorrência de maus tratos;

Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe e ou do feto;

Em casos de tentativas de suicídio;

Em crises hipertensivas;

Quando houver acidentes/trauma com vítimas;

Em casos de afogamentos;

Em casos de choque elétrico;

Em acidentes com produtos perigosos;

Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.

 

Fonte: Cartilha do Samu 192 SES-SC.

 

  • Mais informações com o secretário Juliano de Maria pelo telefone 9657-9989 ou com Marcos Antônio Cordeiro no telefone 8457-5689.

 

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP

Assessora de imprensa: Vânia Voltolini SC 01057 JP