Saúde promove mutirão de exames para eliminar fila de espera

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Secretaria Municipal de Saúde promove dois importantes mutirões nesta semana: terceira e última etapa dos 64 exames de eletroneuromiografia e, no sábado (06), o início do mutirão para eletroencefalograma pediátrico. Os pais ou responsáveis das crianças e pré-adolescentes com idade até 14 anos completos que aguardavam na fila de espera já estão com seus horários agendados.

Tanto a eletroneuromiografia quanto o eletroencefalograma pediátrico são realizados na Neuroclínica, anexo a Clínica São Lucas. O investimento na ordem de R$ 15.360,00 foi feito com recursos próprios a fim de eliminar a fila de espera. Das 300 pessoas que aguardavam na fila para a ressonância magnética, 120 pessoas já fizeram o exame, também promovido através de mutirões. Os demais foram agendados para os próximos dias. Os exames são realizados de segunda a sexta-feira na Clínica São Lucas – Ecomax.

Prefeito e Vice, que atualmente responde pela pasta da Saúde pretendem eliminar a fila de espera para os mais diversos exames. "Estamos caminhando para acabar com a demanda da ressonância magnética, segue também com sucesso o mutirão de eletroneuromiografia e agora firmamos mais um convênio para a realização de eletroencefalograma pediátrico", esclarece a Secretária Municipal de Saúde Dalva Maria Rhenius.

Ressonância Magnética

É um método de diagnóstico por imagem que não utiliza radiação e permite retratar imagens de alta definição dos órgãos do corpo. O exame dura em média 30 minutos para cada parte do corpo, dependendo da região a ser examinada, do equipamento e das condições de cooperação do paciente.

Eletroencefalograma

Exame usado em neurologia e psiquiatria, principalmente para auxiliar no diagnóstico de doenças do cérebro, tais como as epilepsias, as desordens do sono e alguns tipos de tumores cerebrais. É realizado através da colocação de eletrodos na pele da cabeça do paciente que são conectados à um poderoso amplificador de corrente elétrica. Esse amplificador aumenta a amplitude do sinal elétrico gerado pelo cérebro milhares de vezes e as oscilações dessa corrente elétrica são desenhadas numa tira de papel sob a forma de ondas.

Eletroneuromiografia (ENMG)

O exame avalia, através de respostas gráficas, o Sistema Nervoso Periférico (nervos e músculos) por meio de estímulos elétricos e compara com os resultados de uma população normal previamente avaliada. Durante o procedimento também é possível atestar se o Sistema Nervoso Periférico (SNP) está lesado, onde está lesado e o quanto está lesado, o que além do diagnóstico pode fazer prognósticos, mas não diz qual a causa da lesão.