Terceira etapa de vacinação contra H1N1 inicia nesta segunda-feira (05)

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Jovens de 20 a 29 anos já podem se dirigir a unidade de saúde mais próxima e tomar a vacina contra a gripe A (H1N1) que é gratuita. Iniciou nesta segunda-feira (05) e segue até o dia 23 de abril a vacinação deste terceiro grupo considerado prioritário para ser imunizado. Na última quinta-feira (01) o Ministério da Saúde determinou que as Secretarias Municipais de Saúde prorrogassem a vacinação de grávidas, doentes crônicos (exceto idosos) e crianças de seis meses e menores de dois anos contra a gripe H1N1 até o dia 23 de abril.

Em Itajaí a vacina é oferecida em 26 unidades de saúde: Bambuzal, Brilhante, Caic – às 3ª e 5ª feira, Ceredi – para os pacientes que consultam neste local, Cordeiros, Costa Cavalcante, Crescem, Dom Bosco, Espinheiros, Fazenda, Imaruí, Itaipava, Jardim Esperança, Limoeiro, Murta, Policlínica Central – para os pacientes que são atendidos nesta unidade, Praia Brava, Promorar I, Promorar II, Rio Bonito, Salseiros, São João, São Judas, São Vicente, Univali e Votorantin.

Com a prorrogação da segunda fase até 23 de abril, todas as grávidas, independentemente do período de gestação, que ainda não se vacinaram, devem tomar a vacina. As mulheres que engravidarem após o fim da terceira etapa poderão se imunizar nas fases seguintes. Não é necessário apresentar atestado médico para comprovar a gravidez, apenas a carteira de gestante, se possível.

Na vacinação das crianças, pais e responsáveis devem levar aos locais de imunização apenas os bebês de seis meses a menores de dois anos. É muito importante levar o cartão de vacinação das crianças. Elas receberão uma dose dividida em duas vezes. A segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira. Se a criança completar seis meses depois do dia 2 de abril, também poderá ser vacinada normalmente.

Em relação aos doentes crônicos, devem procurar os postos de vacinação pessoas com menos de 60 anos que têm problemas sérios de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento para aids e câncer ou os chamados grandes obesos. Aqueles que serão vacinados devem levar aos postos um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação do adulto, se possuírem.

Os idosos com doenças crônicas devem aguardar. A população com mais de 60 anos terá uma etapa exclusiva, entre os dias 24 de abril e 7 de maio, juntamente com a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra gripe comum. Se tiverem doenças crônicas, serão vacinados também contra a gripe pandêmica. Assim, o idoso só precisará ir ao local de vacinação uma única vez.

Confira o calendário de vacinação:

5 a 23 de abril – População de 20 a 29 anos Qualquer pessoa nessa faixa etária.

24 de abril a 7 de maio – Idosos com problemas crônicos (mais de 60 anos de idade). O período coincide com a vacinação de idosos para a gripe comum.

10 a 21 de maio – População de 30 a 39 anos Qualquer pessoa nessa faixa etária.