Acessos serão liberados até o final da tarde

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Três equipes da secretaria de obras da prefeitura de Ilhota estão trabalhando de forma incessante para retirar as barreiras do Complexo do Baú. Cerca de 25 famílias estão isoladas na região. Os deslizamentos ocorreram no sábado (22) e bloquearam uma das principais estradas da localidade. A previsão é que o acesso seja liberado até o final da tarde desta terça-feira (25).

A Defesa Civil decretou situação de emergência na tarde de ontem (24). Conforme levantamento do departamento, 2.500 pessoas foram afetadas por esta catástrofe, sendo que 236 ficaram desalojadas e 138 tiveram de ser removidas de suas residências. Cerca de 20 casas foram danificadas ou destruídas. Cinco instituições públicas também sofreram danos.

O coordenador do setor, Paulo Drun, acredita que 60% do que foi reconstruído após a tragédia de 2008 tenha sido destruído. "A força das águas eram muito grandes. Choveu em uma hora aproximadamente 200mm. Em 2008 choveu cerca de 500mm em três dias. A proporção foi muito grande, levando em conta o espaço de tempo", conta Paulo.

Os prejuízos na agricultura ainda estão sendo contabilizados, conforme o secretário da pasta, Almir César Paul. Ele acredita que até esta quarta-feira (26), os dados já estejam prontos. "Já sabemos que os prejuízos são grandes. Estávamos em época de pré-colheita nos arrozais. Vamos dar total auxílio aos agricultores para que o prejuízo seja recuperado", finalizou.

Confira mais fotos e vídeo!

Fonte:
Coordenador da Defesa Civil de Ilhota, Paulo Drun: 9983-6110.