A Federação Catarinense de Xadrez (FCX) e a Fundação Municipal de Esportes (FME) promovem neste final de semana, 29 e 30, o II Circuito Catarinense Aberto de Xadrez. A competição será realizada na Escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e deve reunir mais de cem enxadristas de todo o Estado em jogos que começam às 10h de sábado.
As inscrições ainda podem ser feitas até às 9h30 de sábado, no próprio EJA, ao custo de R$ 30.Cada jogador irá disputar seis jogos (quatro no sábado e dois no domingo), com uma hora de pensamento para cada jogador durante as partidas. A competição concede três vagas a federados na final do 57º Campeonato Catarinense Absoluto
"Grande nomes do xadrez estadual estarão nesta competição", frisa um dos articuladores da vinda da competição a Penha, pela quarta vez, Jairo Cordioli. Lourenço João Cordioli, de 94 anos, cinco vezes campeão paulista, é um dos nomes fortes da competição, que prevê a premiação geral de R$ 2.200 – valor que será distribuído entre as várias categorias.
Para o superintendente da FME, Dorval Carvalho Gonçalves, a competição estadual deve fomentar o esporte no município. "Já estamos realizando um trabalho especial nas escolas e esta competição será um estímulo extra para o crescimento do xadrez em Penha", acredita. A comunidade pode prestigiar o torneio, que prossegue até às 19h, no sábado, e 15h, no domingo.
A competição é uma realização da Federação Catarinense de Xadrez com o apoio da Prefeitura de Penha, através da FME e da Secretaria de Educação, que cedeu a escola, mesas e cadeiras. Informações adicionais podem ser obtidas no site da Federação (www.fcx.org.br).
Fonte: Fundação Municipal de Esportes
Texto: Felipe Bieging, Assessor de Imprensa
Jornalista SC 03480 JP