Oito desfiles marcaram o último dia de programação do Carnafolia 2013, em Itajaí. Os Blocos Siri Tractor, Boleiros da Madrugada, Charanga, Bloco da Saúde, Raízes e Fúria Marcilista, além dos carnavalescos Nelson Lourenço e Marcelo, foram os responsáveis pela animação da noite. A estimativa da Coordenadoria de Trânsito (CODETRAN) e Polícia Militar de Itajaí, é que cerca de 2.500 pessoas passaram pela Vila da Regata neste domingo (10). Ainda de acordo com os representantes destes dois órgãos, o Carnafolia 2013 foi considerado tranqüilo, sem registros de ocorrências graves nos três dias de festa.
O Desfile: Resgatar o Carnaval de salão com samba-enredos que marcaram época. Foi com este propósito que o Bloco Siri Tractor se apresentou no sambódromo abrindo o segundo e último dia de desfile. Com um trator, utilizado entre os anos de 1950 e 1970 para transportar madeira, cerca de 40 pessoas levaram alegria e muita animação ao público. Em seguida entrou em cena o Carnavalesco Nelson Lourenço, com a fantasia Baile de Máscara. “A ideia é remeter o público à Veneza, onde se originou este tipo de Baile”, disse o Carnavalesco, que há oito anos desfila em Itajaí.
“Explode coração, na maior felicidade…”. Foi neste ritmo a estréia do Bloco Boleiros da Madrugada na programação do Carnafolia. Em seguida um Ford, modelo original de 1929, invadiu o sambódromo com nove componentes. Ao som de marchinhas de época, a Charanga, como é conhecido o carro, desfilou pela 44ª vez em Itajaí. O detalhe mais importante, é que um dos componentes, o seu Genê Fernandes Pereira desfila na Charanga, há 43 anos. Logo atrás da Charanga desfilou o Bloco da Secretaria Municipal de Saúde. Os componentes distribuíram Kits com material de prevenção aos foliões.
Quase no final da noite, entrou em cena o Bloco Raízes, que por sinal, possui algumas características de Escola de Samba. O enredo é composição própria e os componentes foram distribuídos por alas. O tema foi Cultura. O Bloco destacou o teatro, capoeira e dança, com um show de cores na passarela. Em seguida desfilou individualmente o Carnavalesco Marcelo, com uma fantasia cheia de cores e brilhos. E para finalizar a noite, a Fúria Marcilista entrou no sambódromo com uma homenagem a Roberto Cesar Venâncio, ex-presidente da Fúria, advogado e torcedor ativo do Marcílio, morto ano passado.
Texto: Secretaria de Comunicação Social de Itajaí